A matéria de Germano Medeiros foi aprovada pelo plenário da Casa, em turno único e encaminhado à redação final. Foto: Divulgação.

Projeto em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza – PL 126/2021 – estabelece a criação do Dia Municipal de Prevenção e Combate à Diabetes, a ser celebrado no dia 14 de novembro como parte do Calendário Oficial da cidade.

O projeto é de autoria do vereador Germano Medeiros (Brasil35).

A proposição cita que, na semana do Dia Municipal, serão realizadas campanhas educativas, debates e palestras a respeito do tema, além de testes de glicemia, em massa, a fim de conscientizar a população contra a Diabetes. Ele cita a existência de fortalezenses que desconhecem ter a doença e, por isso, a testagem corroborará para a descoberta.

De acordo com Medeiros, a proposta também visa alertar e educar crianças, especialmente as do Ensino Fundamental, sobre os perigos da doença.

Assim sendo, cabe ao Estado fornecer os meios mais eficazes no combate à enfermidade e o surgimento da mesma, fazendo sua parte quanto à prevenção e tratamento“.

E mais

O dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Combate à Diabetes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2016, revelam que mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%), no Brasil, sofrem de diabetes, matando cerca de doença mata 72 mil no território nacional.