Eudes Bringel quer incentivar a prática esportiva e de lazer entre as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foto: Divulgação.

Assinado pelo vereador de Fortaleza, Eudes Bringel (PSB), o PL 281/2021 prevê adaptação e reservas em espaços, como areninhas, centros esportivos, estádios de futebol, ginásios e quadras poliesportivas da Capital, destinado a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o projeto, os equipamentos esportivos deverão estabelecer o setor com atendimento especial, além de divulgação ampla nos meios de comunicação. Este setor precisará de interposição de vidros, para permitir a visibilidade dos eventos e que façam a contenção do som externo. Também deverão ser disponibilizados fones abafadores de extrema sensibilidade auditiva às pessoas com autismo.

Os horários de acesso e saída deverão ser de livre iniciativa, tendo em vista a imprevisibilidade inerente ao comportamento autista. Os profissionais, que irão atuar nesses espaços, deverão receber treinamentos de noções de tratamento pessoal sobre aspectos gerais do autismo.

O autor aponta que as atividades físicas, esportivas e de lazer têm implicações diretas no emocional, cognitivo, físico, social, afetivo, psíquico e educacional, contribuindo para o desenvolvimento integral do indivíduo. “Neste sentido, efetivar a inclusão das pessoas com TEA implica oportunizar acesso a todos os ambientes que promovam o desenvolvimento“, destacou.

Dentre os objetivos da proposta destacam-se o estímulo à prática esportiva e de lazer, o fortalecimento do vínculo com a comunidade e o desenvolvimento das potencialidades das pessoas deste grupo.

Com informações da CMFor.