Elizabeth permanecerá no cargo no biênio 2022-23. Foto: Divulgação/MPCE.

A defensora pública Elizabeth Chagas foi reconduzida ao cargo de defensora pública-geral do Estado do Ceará. O evento de posse ocorreu nesta terça-feira (14), em solenidade do Egrégio Conselho Superior da Defensoria no auditório da sede da instituição, acompanhada por cerca de 200 pessoas, dentre autoridades, defensores públicos e a sociedade civil.

Presente na ocasião, o governador Camilo Santana (PT) destacou em seu discurso os novos desafios da defensora pública-geral.

O primeiro mandato foi um período muito desafiador para a Defensoria, para o Ceará e para o mundo inteiro, com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E a Defensoria teve um papel muito importante no diálogo na construção dos caminhos para superar essa crise sanitária, na defesa do povo cearense, na orientação de seguir a ciência, de proteger os cearenses“, destacou Camilo Santana.

Ademais, Camilo reforçou ainda a atuação da Defensoria Pública, em defesa da população, principalmente aos mais carentes. “Esse é o grande papel da Defensoria: olhar para os mais pobres e humildes, garantindo-lhes seus direitos. E eu não tenho dúvidas que a Defensoria tem cumprido esse papel e tem se fortalecido a cada ano com ações e projetos importantes em defesa da sociedade cearense. A Defensoria forte é uma sociedade forte, é uma população garantindo seus direitos“, ressaltou.

Elizabeth Chagas frisou como enfrentar os próximos anos à frente da instituição. “É com coragem e esperança que recebo novamente esta gloriosa missão de ser Defensora Geral do Ceará, com a disposição de lutar para assegurar uma Defensoria mais forte, com mais capilaridade no estado, ampliando o acesso à Justiça e abrigando os necessitados de direitos e de justiça social. Precisamos de mais defensoras e mais defensores para o Ceará, para atuar não só nos autos dos processos judiciais, mas para estar na pauta de direitos humanos, propondo mudanças paradigmáticas para melhorias sociais“, reforçou.

Estiveram presentes também a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Nailde Pinheiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Valdomiro Távora; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas; o vereador Antônio Henrique (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; além da deputada estadual Érika Amorim (PSD), representando a Assembleia Legislativa.

Prestigiaram ainda o evento as seguintes autoridades: as ex-defensoras públicas-gerais Maria Amália Passos Garcia e Mariana Lobo; a secretária da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; a Secretária da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Pacobahyba; o secretário chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; e o deputado estadual Renato Roseno (PSOL).

E mais

A defensora pública-geral do Ceará Elizabeth Chagas é a quarta mulher sucessivamente a gerir a Defensoria, a sexta na história. Ela é reconhecida por sua atuação no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem).

Natural da Paraíba, Elizabeth fez questão de destacar a superação deste tempo difícil em seu discurso. “Como todos sabem, passamos por um um biênio atípico, de muita dedicação ao crescimento da defensoria, fator que move meus ideais e sonhos. temos muito ainda por fazer dentro do nosso planejamento de ações, estando nossa equipe aberta ao aperfeiçoamento, salutar para o nosso engrandecimento pessoal e profissional“.

Com informações da Defensoria Pública.