Foto: Divulgação.

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei (PL) 680/2021 que estabelece a permissão para passageiras solicitarem embarque e desembarque fora da parada obrigatória, de 21h às 5h, enquanto estiverem dentro do transportes coletivos que circulam pelas cidades.

A matéria é de autoria do deputado Marcos Sobreira (PDT). O parlamentar cita projeto similar implementado na cidade de Salvador/BA, com intuito de proporcionar maior segurança às mulheres que utilizam a rede pública de transporte dos municípios cearenses.

O presente projeto tem como objetivo estabelecer uma medida mais do que justa, tendo em vista oferecer uma maior segurança às mulheres que precisam fazer seus deslocamentos no período da noite, especialmente em horários com menor movimentação de pessoas, e assim evitar colocar em risco sua integridade física“, justifica o pedetista.

Uma pesquisa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, constatou em pesquisa realizada, no ano de 2019, que 42% dos usuários de transportes coletivos na capital são do gênero feminino; enquanto os 58% restantes são do gênero masculino.