Dr. Vicente (PT) continua na Casa na vaga de Ronivaldo Maia (PT), que pediu licença após ser preso acusado de tentativa de feminicídio. Foto: CMFor.

Em menos de um ano, desde janeiro passado, onze suplentes tiveram a oportunidade de assumir, por pelo menos quatro meses, vaga de titular na Câmara Municipal de Fortaleza. Seis deles ainda estão atuando na Casa Legislativa. Algumas dessas mudanças tiveram como objetivo cumprir acordos partidários das eleições passadas, enquanto que outras têm como meta oxigenar as legendas de olho no pleito do próximo ano.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), maior legenda da Casa, que elegeu dez vereadores no ano passado, já deu oportunidade para três suplentes. Já no início da gestão do prefeito Sarto, ele convocou o irmão, Elpídio Nogueira, e Raimundo Filho para atuarem no Governo, respectivamente na Cultura e na Secretaria Regional 11. No lugar dos dois assumiram os suplentes Carlos Mesquita e Didi Mangueira. Mais recentemente, o vereador Renan Colares também solicitou licença para tratar de assuntos particulares, e no seu lugar assumiu John Monteiro.

O Cidadania é outro que tem buscado dar oportunidade para seus suplentes. Em abril passado, o vereador Michel Lins se licenciou para atuar na Secretaria Regional 3, e em sua vaga assumiu o advogado Pedro França. Mais recentemente, França abriu mão da vaga, em acordo com o partido, e o conselheiro tutelar Marcos Paulo está ocupando o lugar.

Também do Cidadania, Professor Enilson se licenciou nesta semana para que o também conselheiro tutelar Danilo Ribeiro assumisse a vaga do titular. No próximo ano, a vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania) também deve se licenciar para que outro suplente tenha espaço.

No início de 2021, Pedro Matos, do PROS, esteve na Casa durante quatro meses enquanto o titular, Sargento Reginauro (PROS), tratava da saúde.

Chama atenção nessa dança das cadeiras, o caso de Dr. Vicente, do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele assumiu no lugar de Guilherme Sampaio, que esteve na função de deputado estadual durante quatro meses neste ano. Com o retorno de Sampaio, o suplente se manteve na vaga com o pedido de licença do líder da legenda, Ronivaldo Maia, que está preso no presídio por tentativa de feminicídio.

Outro caso que curioso foi o do suplente Robério Sampaio, presidente estadual do PSC no Ceará. Ele não conseguiu concluir os quatro meses da licença tirada pela titular da vaga, a vereadora Priscila Costa (PSC), pois ela solicitou retorno antes do fim do período.

Stélio Frota (PMB) também ocupou a vaga de Germano Heman (PMB), enquanto que Luiz Sérgio (PSD) participou de atividades da Casa Legislativa na vaga de José Freire (PSD).

Suplentes que assumiram vaga na Câmara de Fortaleza em 2021

Carlos Mesquita, Didi Mangueira, John Monteiro (PDT)

Danilo Ribeiro, Marcos Paulo, Pedro França (Cidadania)

Robério Sampaio (PSC)

Pedro Matos (PROS)

Stélio Frota (PMB),

Dr. Vicente (PT)

Luiz Sérgio (PSD).