Neste domingo (05), cerca de 48 mil eleitoras e eleitores foram às urnas para escolher novos(as) prefeitos(as) e vices dos municípios de Barro (92ª Zona Eleitoral) e de Viçosa do Ceará (35ª Zona Eleitoral).

A totalização em Barro foi encerrada às 18h10. Em Viçosa, os resultados das apurações foram concluídos às 20h45.

Eleito em Barro

O candidato eleito para prefeito no município de Barro foi Héricles George Feitosa Albuquerque (Dr. George – MDB) da Coligação Barro Melhor Para Todos (MDB/PT/PP/PSDB), com 6.886 votos  (56,92% dos votos válidos). O vice-prefeito é Francisco Albano Severo (Albano Severo – PSDB). Chapa Barro Melhor para Todos.

Derrotada foi a chapa Vitória do Povo composta por Maria Pereira de Lira Silva – a Vanda (PSD), que tem como vice Eurandir de Souza Sinézio – o Koringa. Grupo apoiado pelo ex-prefeito, cassado, José Marquinélio Tavares (PSD).

Eleito em Viçosa

O candidato eleito para prefeito no município de Viçosa do Ceará foi Francisco João Cardoso Filho (Franci Rocha) do MDB, com 17.945 votos (52,56% dos votos válidos). O vice-prefeito é Francisco das Chagas Rodrigues de Carvalho (Shill) também do MDB. Esse grupo político é de situação apoiado pelo ex-prefeito, cassado, Zé Firmino (MDB).
Derrotada foi a chapa de oposição Todos por Viçosa encabeçada pelo PDT, composta por Divaldo Carneiro Soares (PDT) e Francisco de Oliveira Lima – Dr. Lima (PSB).

Abstenção

Dos(as) 15.971 eleitores(as) de Barro, 12.550 (78,57%) compareceram às urnas. O município teve um percentual de abstenção (21,43%).

Em Viçosa, o índice de abstenção foi de 17,68% (7.650 eleitores[as] faltosos[as]). Dos(as) 43.774 eleitores(as) da cidade, 35.634 votaram neste domingo.

Votos Brancos e Nulos

Em relação aos votos brancos e nulos, os municípios de Barro e Viçosa registraram, respectivamente, um percentual de 3,61% (453 votos) e de 4,19% (1.492 votos).

Posse e Diplomação 

Segundo as Resoluções TRE-CE nº 844 e nº 846/2021, que fixaram a data e aprovaram instruções para a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e de vice-prefeito, respectivamente, de Viçosa e de Barro, o juiz eleitoral da 92ª ZE e juíza eleitoral de 35ª Zona Eleitoral em Viçosa diplomarão os(as) eleitos(as) até o prazo-limite do dia 17 de dezembro de 2021. Destaca-se que cabe às Câmaras Municipais dos respectivos municípios definirem as datas das posses dos(as) eleitos(as).

Equipes de prontidão

Nas eleições suplementares dos dois municípios, mais de 900 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral: mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e policiais. Ressalta-se que a votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de Barro e de Viçosa.

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, que acompanhou as eleições presencialmente em Barro ressaltou: “Quero parabenizar todas as pessoas e instituições que colaboraram para o sucesso das eleições suplementares em Barro e em Viçosa. Foi tudo tranquilo”.

Também destacou a importância do trabalho das forças de segurança e das equipes da 92ª ZE – Barro (o juiz eleitoral Luzinaldo Alves Alexandre da Silva, o chefe de cartório, Igor Mariano Figueiredo, e os(as) servidores(as) da zona); e da 35ª ZE de Viçosa (o desembargador do Pleno do TRE-CE, Emanuel Leite Albuquerque, a juíza eleitoral Josilene de Carvalho Sousa, a chefe de cartório, Lorena Cysne Namba, e os(as) servidores(as) do cartório).

O desembargador presidente avaliou os pleitos deste domingo: “O resultado que vimos neste domingo é fruto do bom planejamento e execução de equipes bem treinadas nos municípios de Barro e de Viçosa, assim como de Fortaleza, prestando apoio técnico e realizando a auditoria de Votação Eletrônica das duas cidades”.

Com informações do TRE/CE.