Debate dos oposicionistas. Foto: Reprodução/Instagram.

A audiência pública marcada para esta terça-feira (07) na sede da Câmara Municipal de Fortaleza contará com a presença de pelo menos 13 parlamentares, todos eles contra o “passaporte de vacinação” obrigatório em alguns estabelecimentos por Decreto do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Dentre os políticos que confirmaram presença: senador Eduardo Girão (Podemos); o pretenso candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (PROS); além de empresários representados pelo presidente da Fecomércio do Ceará, Luiz Gastão Bittencourt.

Autora do pedido de audiência pública, a vereadora Priscila Costa (PSC), afirmou ao Blog do Edison Silva que o encontro tem como objetivo ouvir autoridades e a população para entender o que teria levado o governador a instituir uma medida sanitária, segundo ela, reprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Federal de Medicina.

“O governador institui um Decreto cujos efeitos estão afetando a vida de diversas pessoas, criando burocracias e medidas que não são defendidas pela OMS. A gente convidou a secretaria de Saúde do Governo e da Prefeitura para saber o que têm a dizer sobre os benefícios médicos do passaporte de vacinação”.

O requerimento de Priscila Costa estava tramitando na Casa Legislativa desde setembro passado e foi aprovado pela Comissão de Seguridade e Saúde, na semana passada, segundo a presidente do colegiado, Cláudia Gomes (DEM), pelo fato de o grupo ter entendido ser democrático discutir o tema.

A plenária, porém, está se encaminhando para virar um evento de caráter político-ideológico, visto as presenças confirmadas, em sua totalidade, parlamentares contrários ao “passaporte de vacinação”.

De acordo com o que vem sendo divulgado por Priscila, além de Girão e Wagner, também devem comparecer os bolsonaristas: deputados André Fernandes (Republicanos), Dra. Silvana (PL), Delegado Cavalcante (PTB), Soldado Noélio (PROS); vereadores Sargento Reginauro (PROS), Carmelo Neto (Republicanos), Julierme Sena (PROS), Inspetor Alberto (PROS), Ronaldo Martins (Republicanos), Márcio Martins (PROS) e Jorge Pinheiro (PSDB). Médicos, advogados e o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, também estão entre os convidados que confirmaram presença.