Gardel Rolim acredita que, apesar de algumas críticas da oposição, a matéria deverá ter êxito no plenário. Foto: Miguel Martins.

O prefeito de Sarto anunciou, através de suas redes sociais, que enviará para a Câmara Municipal, nesta semana, projeto de Lei que obriga a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em órgãos públicos da Prefeitura de Fortaleza. A medida, que deve mobilizar a base governista na Casa Legislativa, já está sendo criticada pela oposição.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 tem dado bons resultados em Fortaleza, estimulando muita gente a buscar nossas unidades de saúde para tomar a vacina. “Decidi estender essa medida para os órgãos municipais. Enviarei à Câmara Municipal projeto de lei estabelecendo essa obrigatoriedade para a entrada em repartições e prédios públicos da Prefeitura de Fortaleza”, disse no comunicado.

Segundo ele, o regramento será o mesmo para servidores, terceirizados, colaboradores, estagiários e cidadãos em geral, exceto nos casos de acesso a serviços essenciais como saúde, assistência social e educação, que terão regras específicas.

Nas redes sociais, a oposição, que tem se colocada contra o “passaporte da vacina”, já se mobiliza contra a proposta, que de acordo com o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), ainda não havia chegado na Câmara até a tarde desta segunda-feira (29).

A vereadora Priscila Costa (PSC), que tem levantado a bandeira contra os “passaportes”, se colocou contra a medida. De acordo com ela, o prefeito está criando burocracia “para dizer que o seu direito, agora depende de quantas doses tem no seu corpo”. Carmelo Neto (Repu) é outro que vem se posicionando contra a ação, que também é defendida pelo govenador do Ceará, Camilo Santana (PT).

De acordo com Gardel Rolim, apesar dos posicionamentos contrários de alguns parlamentares, a matéria deverá ter êxito no plenário. “Obviamente, teve manifestação de alguns a favor e outros, que são contra, questionando. Para fazer um melhor debate é importante receber a mensagem para ver os detalhes. Imagino que a maior parte da Casa é a favor da vacinação, de continuar a vacinação e esta será uma matéria que terá êxito no plenário”, disse.