Depois da postagem nas redes sociais, Ciro Gomes desmarcou eventos e não atendeu seus correligionários. Foto: Divulgação/PDT.

O presidente estadual do PDT no Ceará, o deputado federal André Figueiredo, se disse surpreso com a reação do presidenciável Ciro Gomes, que suspendeu sua pré-candidatura à sucessão presidencial enquanto a bancada pedetista não mude o posicionamento em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

O parlamentar afirmou que até o início da próxima semana, antes da votação em segundo turno, prevista para terça-feira (09), a bancada do partido deve se reunir com o pretenso candidato para dialogar sobre como deve se comportar os membros do grêmio durante a deliberação da matéria na Câmara Federal.

Ciro Gomes suspende sua pré-candidatura a Presidente da República

Na manhã de quinta-feira (04), logo após saber que a maioria dos membros da bancada do partido votou favorável à PEC do Governo Federal durante a madrugada, Ciro Gomes afirmou estar decepcionado e disse que estava suspendendo sua pré-candidatura até que aqueles que votaram com o Executivo mudem de opinião no segundo turno da votação.

Para Figueiredo, porém, o texto que recebeu voto favorável da maior parte dos membros do PDT foi modificado e atendia às demandas dos interessados, em especial professores da rede estadual de ensino.

Segundo o parlamentar, logo após terem definido uma estratégia de voto, os membros do partido dialogaram com o senador Cid Gomes (PDT), irmão de Ciro. Ele destacou, ainda, que a decisão foi tratada com os governadores de Pernambuco, Bahia e Ceará, inclusive, Camilo Santana, que são os mais interessados nos recursos oriundos dos precatórios, visto que são aqueles com mais dívidas a receber.

“Fizemos uma grande mobilização da bancada e votamos favorável e consciente de que o texto aprovado é bem diferente do que foi apresentado pelo Governo Federal. O Ciro fez uma postagem no Twitter, muito provavelmente, embasado apenas na narrativa das redes sociais, que são setores que ficam imputando ao PDT uma traição. Quem está traindo os professores não somos nós, é quem não dialoga. O parlamento é lugar de diálogo e dialogamos. Os professores saíram aplaudindo”, afirmou Figueiredo em entrevista à Band News TV.

O único parlamentar do PDT cearense que votou contra foi Idilvan Alencar.

Surpresa

Ele disse que a bancada deve dialogar com Ciro Gomes na segunda-feira (08), uma vez que neste fim de semana essa reunião estaria inviabilizada, visto que neste sábado (06) o líder pedetista está aniversariando. “Queremos discutir com ele e esperamos que o Ciro veja nossa argumentação, que nos dê razão. Se tiver outra argumentação, que nos convença. Não somos fechados a qualquer diálogo. O que foi aprovado está totalmente em acordo com o que os professores demandam e o PDT tem que mostrar responsabilidade em não apostar no quanto pior, melhor”, disse.

Além do diálogo que teria ocorrido com o senador Cid Gomes, com os governadores da Bahia, Pernambuco e Ceará, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também teria sido comunicado previamente do posicionamento da bancada na Câmara. “Infelizmente, não tivemos condições de dialogar com o Ciro. A postagem dele no Twitter nos causou muita surpresa. Eu, na madrugada, liguei para pessoas ligadas a ele e disse que assim que ele acordasse, colocasse em diálogo conosco para explicar nossas argumentações. Infelizmente, isso não aconteceu. Temos o segundo turno para dialogar e esclarecer qualquer dúvida que paire da visão do Ciro”.