Adail Júnior apontou nomes fortes para a disputa do próximo ano, dentre eles o do presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique. Foto: CMFor.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Adail Júnior (PDT), voltou a criticar a falta de espaço junto a seus correligionários de partido na Assembleia Legislativa do Ceará. De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, muitos deputados da atual Legislatura, filiados à sigla pedetista, terão dificuldades para reeleição, visto quadros fortes que devem disputar as 46 vagas no Legislativo estadual.

Em sua avaliação, com o apoio de alguns vereadores, e devido ao mandato à frente do comando da Câmara Municipal, o presidente Antônio Henrique (PDT) deve ser um dos pretensos candidatos mais bem votados do partido em 2022.

Irmã de Ciro e Cid Gomes, Lia Gomes também deve se candidatar pelo PDT, de acordo com Adail Júnior, e também poderá se apresentar com expressiva densidade eleitoral. Além desses, o pedetista cita o secretário Cláudio Pinho, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, como postulante apoiado pelo prefeito de Fortaleza, Sarto.

Ainda de acordo com Adail Júnior, os deputados Queiroz Filho, Sérgio Aguiar, Salmito Filho, Romeu Aldigueri e Evandro Leitão, todos do PDT, também não devem ter dificuldades em uma eventual postulação à reeleição. No entanto, os demais, na avaliação do vereador, podem não obter êxito na disputa e ficar na suplência.

“Está bem pertinho da onça beber água. Desses deputados, o único que retiro da fala é o Evandro Leitão. O restante é só desprezo. Eu nunca quis assumir (uma cadeira) na Assembleia, o que eu pedi foi espaço para meu grupo político no Interior que me deu 10 mil votos. Vamos pra frente que está bem pertinho da onça beber água”, ameaçou Adail Júnior, insinuando que seus correligionários na Assembleia Legislativa poderão passar por situação semelhante a dele como suplente.

Adail, que obteve 36 mil votos no pleito de 2018, deve apoiar a candidatura de Antônio Henrique a deputado estadual. Além dele, Adail, não devem disputar candidatura pelo PDT os suplentes Ferreira Aragão e Manoel Duca, além dos prefeitos eleitos em 2020, Sarto (de Fortaleza) e Nezinho Farias (de Horizonte).

“A gente só colhe o que planta. E só esses nomes aí são mais de 234 mil votos. Para os deputados que estão lá, o Antônio Henrique vem pesado, a Lia Gomes também e o Cláudio Pinho. Quero ver um dia depois da eleição quando o primeiro suplente ficar tendo pesadelos pensando que vão tratar eles igual como fizeram com o Adail”, apontou.

Veja trecho do pronunciamento do Vice-presidente, Adail Júnior:

O vereador/suplente John Monteiro (PDT) corroborou com o colega e lembrou que não há mandato sem suplente. No corrente ano, Monteiro já está atuando na Casa pela segunda vez como suplente, já que não foi reeleito em 2020. De acordo com ele, outros devem se licenciar para que ele continue na Casa. “É angustiante quando você perde o mandato, parece que você pega lepra. Ninguém te atende, não te dão nem bom dia”, lamentou.

O vereador Bruno Mesquita (PROS) também se posicionou sobre o tema e disse que na disputa eleitoral do próximo ano deve apoiar Evandro Leitão, seja para o Palácio da Abolição ou para um novo mandato na Assembleia Legislativa.