Inspetor Alberto foi até o Cuca José Walter e arrancou a placa instalada em um dos banheiros do equipamento. Foto: Reprodução/Instagram.

Depois de ficarem revoltados com placa contra a transfobia instalada em banheiros da Rede Cuca, vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza querem proibir a prática em toda a cidade. Parlamentares apresentaram projetos proibindo que estabelecimentos privados ou públicos disponibilizem banheiros unissex, compartilhados ou similares.

Vereador arranca placa contra transfobia e caso vai parar em delegacia de Fortaleza

Uma das propostas é de autoria do vereador Carmelo Neto (Republicanos), parlamentar bolsonarista que está em seu primeiro mantado no Legislativo da Capital cearense. De acordo com o projeto de Lei, fica proibida a utilização de identidade de gênero para acesso a banheiros e vestiários de equipamentos e órgãos da administração direta ou indireta do Município.

Já o vereador Julierme Sena (PROS) foi além e quer proibir no âmbito do Município de Fortaleza que os estabelecimentos públicos ou privados disponibilizem banheiros unissex, compartilhados ou similares. Os parlamentares, que se apresentam como conservadores, alegam que tais equipamentos podem ser utilizados por pessoas mal intencionadas, facilitando a prática de crimes sexuais.

Na semana passada, na sessão ordinária de quinta-feira (28), o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) levou o tema à tribuna do Plenário Fausto Arruda, e cobrou explicações da Prefeitura de Fortaleza.

No mesmo dia, no período da tarde, Inspetor Alberto (PROS) foi até o Cuca do José Walter e arrancou as placas, criticando a medida. A Polícia Civil investiga a atitude do parlamentar, que é policial civil afastado.

O parlamentar já e alvo de investigação por usurpação da função pública, após utilizar fardamento da instituição para “caçar” o assassino em série Lázaro Barbosa de Sousa, em Goiás, no início do ano.