A vereadora Larissa Gaspar (PT) tem defendido essa pauta desde o início de seu mandato. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, na manhã desta quarta-feira (10), projeto de Lei do prefeito Sarto que institui a política municipal de atenção à higiene íntima e saúde menstrual para estudantes da rede pública de ensino, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.

A proposta atende à demanda popular e reflete um reclame de parlamentares que vinham apresentando este tipo de matéria desde o ano passado.

Medida semelhante já foi aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará e aguarda implantação por parte do governador Camilo Santana.

Já o prefeito de Fortaleza, Sarto, resolveu apresentar projeto com este tema depois que o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição de absorventes higiênicos para as mulheres brasileiras.

Autora de projeto de Indicação aprovado na Casa versando sobre o tema, a vereadora Larissa Gaspar (PT) destacou a importância da aprovação da matéria para pessoas que menstruam e que não têm como utilizar o produto. Em decorrência da falta do insumo, elas acabam por fazer uso de alternativas que nem sempre são seguras à saúde, como pano, miolo de pão, que acabam por causar infecções.

“Muitas estudantes perdem vários dias de aula por estarem menstruadas e não terem acesso aos absorventes. Muitas trabalhadoras que são diaristas, faxineiras não têm absorventes e acabam perdendo um dia de sustento de suas famílias”, disse Gaspar. Segundo ela, não se trata de não ter acesso apenas a um absorvente, mas a um conjunto de políticas públicas estruturantes que são fundamentais para garantir a saúde e segurança sanitária.

O vereador Gardel Rolim (PDT) também enalteceu a aprovação do projeto. Segundo ele, o prefeito Sarto vem protagonizando uma série de atos que demonstram compreensão da importância deste tipo de medida para a população. “Aprovamos essa matéria e logo em seguida vamos começar a logística para a distribuição do material, que é tão importante na vida das mulheres”, destacou.