Aldigueri exaltou o trabalho da CPI da Covid do Senado Federal, e disse que o colegiado “esclareceu grande parte da omissão do governo federal”. Foto: ALECE.

A redução no número dos casos de Covid-19 no Brasil e no Ceará foi o tema abordado pelo deputado Romeu Aldigueri (PDT) durante sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira (20). De acordo com o parlamentar, é preciso manter a fé na ciência e em pesquisas de inteligência, que devem se sobrepor “ao populismo barato e irresponsável”.

Aldigueri também, ainda, a situação de milhões de pessoas que foram acometidas da doença, se recuperaram, mas ainda seguem com sequelas.  “Mantenho a fé na ciência, nas pesquisas, na inteligência humana que precisa se sobrepor ao curandeirismo inconsequente, ao populismo barato e irresponsável. Lamento profundamente também os mais de 21 milhões de casos diagnosticados cujo sofrimento é menos falado, mas existe em grande monta trazendo desespero a uma imensa quantidade de irmão e irmãs de todos os lugares desse Brasil”.

O parlamentar exaltou o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que atuou no Senado Federal. Segundo ele, o colegiado “esclarece grande parte da omissão do governo federal” em relação ao momento em que vive o Brasil. Para o pedetista, diferente do que ocorreu na maior parte do mundo,  a situação brasileira foi mais aguda em função da experiência da chamada imunidade de rebanho.

“Se a justiça não atuar, tenham certeza, a história pesará a mão sobre cada nome que deixou de cumprir sua obrigação institucional, ignorando assim o seu papel e o sofrimento da população”, afirmou. De acordo com Aldigueri, diferente do que ocorreu no Governo Federal, o Governo do Estado tem demonstrado exemplo para o Brasil no que diz respeito ao cuidado da população.

“O governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, com essa política pública, mostram ao Brasil o que é um estado responsável fiscalmente, organicamente agregador, atento às necessidades, construtivo, visionário e gerencialmente qualificado, para onde devem olhar e em que direção deve caminhar o Estado do Ceará”, disse.

SUS

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que o Brasil registrou a maior média móvel de mortes em decorrência da Covid-19 em abril passado. O boletim divulgado no último dia 18 de outubro, porém, mostra queda expressiva no número de novos casos da doença. Diante dos números, ele fez apelo para a vacinação, uso de máscara e cautela.

“A pandemia não acabou, porém vai passando. Há dor, preocupação, porém há muita esperança. O nosso SUS vai estar mais fortalecido com mais de 38 mil salas de vacinação, capaz de vacinar mais de 2 milhões de brasileiros“, defendeu.