O pedetista afirmou que havia corrupção na Petrobras, mas que a Operação Lava Jato ampliou a dimensão do esquema. Foto: Reprodução/Twitter.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou em suas redes sociais que a política de preços aplicada pela Petrobras nos últimos meses, que tem contribuído para elevar o valor dos combustíveis no País, tem como objetivo futuro a privatização da estatal.

De acordo com ele, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm atuado para tornar a empresa “querida” para o mercado internacional e “antipática” para o povo brasileiro.

“Só não vê quem não quer. O que Bolsonaro e Guedes planejam com essa absurda política de preços é nada mais do que a privatização da Petrobras. A estratégia tem dois polos. De um lado, tornar a Petrobras querida dos mercados internacionais e do outro, torná-la antipática ao povo brasileiro”, apontou o pedetista.

De acordo com ele, atrelar o valor do preço dos combustíveis ao Dólar é uma medida “assassina”, que tem imprimido à Petrobras “a falsa impressão de que ela seria inútil e incapaz de funcionar como escudo de proteção ao bolso e ao bem-estar dos brasileiros”.

“Querem, aos poucos, que esse falso sentimento de inutilidade se transforme em antipatia e quebre o elo de amor, orgulho e afeição que ligou o povo brasileiro à Petrobras”, acrescentou.

Para ele, a provável estratégia teria iniciado de forma “ardilosa”, ainda na ocasião da Operação Lava-Jato, que segundo ele, aliada a grupos estrangeiros, teria ampliado a dimensão da corrupção na empresa. Segundo disse, o esquema até existia, mas foi distorcido para imprimir a ideia de que a estatal se resumia à corrupção. “Um crime absurdo contra a imagem da empresa e de seus milhares de funcionários honestos”, apontou.

“O petróleo é nosso”

Na avaliação de Ciro, o segundo passo para a privatização seria passar a ideia de que a Petrobras não tem condições de conter os preços e produzir derivados melhores e mais baratos que os produtos estrangeiros. “Já venderam refinarias e subsidiárias por preços escandalosamente baixos, em uma das roubalheiras mais silenciosas já praticadas neste País. A entrega criminosa das nossas riquezas vai alcançar mais com leilões improvisados do pré-sal e uma série de artimanhas que vai terminar na venda da Petrobras”, disse.

Ainda de acordo com o pedetista, enquanto a maioria dos produtores de petróleo no mundo vem reforçando o poder de suas estatais de óleo e gás, o Brasil vai na contramão. “Os traidores da nossa pátria fazem o contrário porque querem continuar enchendo os bolsos deles e empobrecendo o Brasil. É hora de nós brasileiras e brasileiros abrirmos lutas em todas as frentes para evitar isso e garantirmos que o petróleo é nosso, a Petrobras é nossa”, concluiu.