Juvêncio Viana ao lado do governador Camilo Santana. Foto: Gov.CE.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620), desta quinta-feira (28), começou destacando a exoneração do Procurador-Geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana.

A exoneração foi feita pelo governador em exercício, deputado Evandro Leitão. O ex-PGE, embora não confirme, é candidato a uma das dez vagas de desembargador recém criadas pela Assembleia Legislativa cearense para o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Juvêncio Viana concorrerá mais uma vez a uma vaga para o quinto constitucional, que é preenchida por indicações do Ministério Público do Ceará (MPCE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Ceará (OAB/CE), alternadamente. Os desembargadores no quinto constitucional são nomeados pelo governador do Estado.

Em ambos os casos, a escolha do governador é dentre os três nomes que lhes são encaminhados pelo Tribunal de Justiça. Quando a vaga é de advogado, o governador recebe a lista elaborada pelo Tribunal, após selecionar os três nomes da lista sêxtupla dos mais votados pelos advogados.

O Partido Social Democrático (PSD), uma das sublegendas de sustentação do governo Camilo Santana (PT), está sofrendo “ataques” de seus aliados de composição. A sigla quer a vaga de vice-governador, na chapa governista, em 2022. Os críticos ao PSD usam falas pesadas de Domingos Filho, contra o governador, na época da extinção do Tribunal de Contas do Municípios (TCM), ocorrida em 2017. Domingos, hoje, é presidente do PSD/CE.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), na quarta-feira (27), expressou sua opinião contrária ao indiciamentos de deputados no relatório final da CPI da Covid do Senado Federal.

Lira é adversário, em Alagoas, do relator da Comissão Parlamentar, senador Renan Calheiros (MDB/AL). A posição contrária do presidente da Câmara é um recado à classe política brasileira, mostrando que é um dos coligados de primeira ordem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dificultando qualquer movimentação para abrir um processo de impeachment contra Bolsonaro.

O ex-deputado Roberto Jefferson, presidente licenciado do PTB, escreveu uma carta criticando a aliança feita por Bolsonaro com o “centrão“. Ademais, ele cita que seu partido terá candidato próprio à presidência da República. Jefferson faz referência, no texto, ao ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, como um político “viciado em velhas práticas”.

Tasso Jereissati estará, nesta sexta-feira (29), acompanhando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nos estados do Maranhão e Piauí. Tasso, nas prévias internas do PSDB para escolha do candidato à presidência da República, apoia Leite.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quinta-feira (28/10):