Davi Alcolumbre, que presidiu o Senado, atualmente chefia a CCJ da Casa. Foto: Pedro França/Agência Senado.

Nesta sexta-feira (01/10), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620), transmitido de segunda a sexta-feira, de 11:45 às 12:15, começou destacando o balanço financeiro divulgado pelo Governo do Estado dos meses de janeiro a agosto de 2021.

Na área de impostos o Ceará arrecadou o montante de R$ 10.874.898.018,03, sendo R$ 8.580.849.606,30 advindos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), uma das principais fontes de arrecadação estadual. Outros números do balancete foram divulgados e você assiste no final da página.

Trouxemos a notícia da exoneração do Procurador-geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Hélio das Chagas Leitão Neto. Um dos motivos da saída pode ser pelo envolvimento do advogado Hélio Leitão com as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) que ocorrerá neste ano.

O noticioso abordou a “Semana pela Vida”, uma lei municipal, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB) e sancionada pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), que trata sobre os malefícios do aborto e do uso de anticoncepcionais. Ouvimos a vereadora Larissa Gaspar (PT) a respeito do tema.

Do Senado Federal, o programa lembrou do desagrado gerado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), presidente da Comissão de Constituição de Justiça e Redação da Casa, ao atrasar o curso do processo de nomeação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Por isso, a não decisão do Senado deixa o Supremo com apenas 10 ministro.

Entretanto, Alcolumbre agrada a cúpula Judiciário brasileiro ao atrasar a votação do projeto limitando os “penduricalhos” que aumentam os salários e subsídios do pessoal do serviço público brasileiro, incluindo os magistrados que têm alguns desses benefícios incluídos em seus subsídios.

Por fim, em Fortaleza foi prorrogado o Estado de Calamidade Pública até o dia 31 de dezembro de 2021. Isso facilita o trato do agente público com compras e acordos, principalmente, voltado à Saúde.

O noticiário é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta sexta-feira (01/10):