Deputada Érika Amorim lembrou que, por ano, mais de 735 mil pessoas são acometidas de linfoma no Brasil. Foto: Paulo Rocha/ALECE.

O vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (PROS), e a deputada estadual Érika Amorim (PSD), alertaram à população a respeito da conscientização sobre o Linfoma, um tipo de câncer que afeta as células de defesa do corpo humano.

As falas se deram nas sessões desta quarta-feira (15/9), na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa cearense.

Reginauro fez um apelo de incentivo à doação de sangue e plaquetas para centros de hemoterapia.

“Precisamos dizer da necessidade e da importância em doar sangue, plaquetas, hemácias, e de medula óssea. É um gesto simples. Nos custa muito pouco. Para doação de plaquetas e hemácias, digo, no mesmo dia, a pessoa está apta a trabalhar”, disse.

Posso dizer, aqui, que nos custa quase nada. Você vai estar salvando vidas – (Sargento Reginauro)

Na doação de medula óssea, primeiro, a pessoa se cadastra. Depois do cadastro, os dados irão para um banco de dados. Ao doar, o material é guardado até encontrar um receptor que possa receber a medula.

“Não é algo fácil. É muito difícil e raro. Eu tive a sorte que doei as células-tronco para o meu próprio transplante de medula. Foram devolvidas ao meu organismo, depois das sessões de quimioterapia”, relatou o vereador do PROS.

A data coincide com o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. Há um ano, o republicano foi diagnosticado e conseguiu a cura. Ele lembrou do caso da jornalista cearense Marina Alves. Ela, recentemente, descobriu estar com a enfermidade, tal como o ex-jogador e comentarista esportivo, Caio Ribeiro.

Sobre o caso da jornalista, há uma dificuldade, pois ela não tem irmãos e esses seriam os melhores doadores de medula para o tratamento. “Inúmeras outras Marinas estão esperando a doação de medula óssea. Mas a sua doação poderá atender qualquer uma dessas pessoas. Vamos entrar nesta corrente”, clamou.

Reginauro, em outubro de 2020, deu uma entrevista ao Blog do Edison Silva. O período coincidia com o início do tratamento contra o linfoma e da campanha eleitoral da qual ele saiu vitorioso.

Veja trecho do discurso do vereador Reginauro:

Assembleia Legislativa

A deputada estadual Érika Amorim (PSD) também lembrou o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. Na sessão desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, revelou que um de seus filhos foi acometido de um linfoma, há dois anos.

Ela destacou a necessidade de uma atenção aos sinais, para o diagnóstico rápido da doença.

Veja a fala da deputada: