Ana Estela Leite apresentou o 2º Relatório Quadrimestral à Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Foto: CMFor.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (28), a secretária de saúde da cidade, Ana Estela Leite, para apresentação do 2° Relatório Quadrimestral de 2021.

Os vereadores Bruno Mesquita (PROS), Cláudia Gomes (DEM), Danilo Lopes (Podemos), Fábio Rubens (PSB) e Paulo Martins (PDT) acompanharam a reunião.

Durante o encontro, Ana Estela destacou as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza entre os meses de maio e agosto na rede de serviços de saúde; execução orçamentária e financeira; auditorias realizadas ou em execução; educação permanente e programas especiais; serviços do SUS e indicadores de pactuação interfederativa.

A secretária falou sobre os indicadores do novo coronavírus (Covid-19) e vacinação em Fortaleza, relacionando a queda dos casos da doença com a cobertura vacinal. O município, segundo a gestora, recebeu até o dia 27 de setembro, 3.650.730 doses e aplicou até a mesma data, 3.222.674 doses, o que representa 88,2%. A cidade ainda registra mais 279 mil pessoas cadastradas para receber a primeira dose, conforme dados apresentados.

Ana Estela também destacou sobre a redução da aplicação de recursos oriundos do Tesouro Municipal, com uma queda de 24,79% em relação ao 2º quadrimestre de 2020. Foi apresentado o número de auditorias de diárias realizadas em leitos de retaguarda e UTI de 4 equipamentos, totalizando 32.277.

O relatório ainda ressalta ações no setor de educação permanente e programas especiais; implementação de estágios supervisionados da rede de saúde; estimulação ao programa de Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI); e ações do Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

Na área da saúde bucal, a secretária de saúde apontou um aumento de 47% de cobertura das equipes. A secretária elencou dados da rede de atenção psicossocial, com 246.503 atendimentos desde janeiro deste ano; do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); de assistência farmacêutica.

No serviço realizado nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, o município registou 164.149 procedimentos. A gestora destacou a Acreditação das UPAS’s do Cristo Redentor e Edson Queiroz, com a entrega da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Ana Estela ressaltou a parceria entre o Executivo e Legislativo na mediação dos interesses da população, acompanhando as ações da gestão.

Com informações da CMFor.