Deputado Soldado Noélio foi um dos parlamentares que convocaram manifestações a favor do presidente Bolsonaro. Foto: ALECE.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará retornam às atividades nesta quarta-feira (08) com diversas matérias no expediente do dia, todas de autoria dos próprios parlamentares.

No entanto, os representantes da Casa devem se debruçar sobre as manifestações do 7 de Setembro, quando alguns deles foram às ruas em defesa da gestão do presidente Jair Bolsonaro e contra ações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

No decorrer da semana passada, deputados como Dra. Silvana (PL), Delegado Cavalcante (PTB), Soldado Noélio (PROS) e André Fernandes (Republicanos) fizeram convocações para os protestos.

Parlamentares de esquerda, como Acrísio Sena (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Renato Roseno (PSOL), por outro lado, alertaram seus correligionários para o teor político das manifestações do Dia da Independência.

Na sessão plenária desta quarta-feira (08/9), o resultado dos protestos deve dar o tom das discussões. Isso porque enquanto alguns parlamentares participaram dos atos pró-Bolsonaro, outros estiveram presentes no “Grito dos Excluídos”, que teve como tema na pauta críticas à gestão do presidente da República.

O expediente do dia da AL, porém, conta com 17 projetos na pauta e outros 251 requerimentos de autoria dos parlamentares. Dentre as propostas, uma dispõe sobre o funcionamento dos “banheiros família” em shoppings centres, restaurantes, hipermercados e aeroportos. A medida é de autoria do deputado Audic Mota (PSB).

Do deputado Antônio Granja (PDT) está tramitando o projeto que institui a “Campanha Violência Animal Não” para divulgação dos números do disque denúncia contra maus-tratos aos bichos.

Outras duas propostas de Lei, de autoria de André Fernandes, estão na pauta. Uma dispõe sobre a distribuição obrigatória de locais de aplicação de provas em diferentes cidades do Estado do Ceará nos concursos públicos estaduais. A outra autoriza o Executivo a adquirir o equipamento drogômetro para atender às unidades da Polícia Militar.