Denis Bezerra (PSB/CE) justifica atenção ao tema pelo aumento na expectativa de vida dos brasileiros. Foto: Blog do Edison Silva.

A Câmara dos Deputados promove, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, dia 30 de setembro, às 10h, audiência pública para tratar sobre o tema.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Denis Bezerra (PSB/CE). Um dos objetivos do encontro é debater o suicídio entre a população idosa e a necessidade de políticas públicas de incentivo à conscientização e prevenção a esse fenômeno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os idosos são o grupo populacional de maior risco para o suicídio. Bezerra alerta que este debate recebe pouca atenção das autoridades competentes e é muito negligenciado.

A pirâmide etária vem mudando ao longo dos anos e o Brasil se prepara para uma inversão populacional, quando teremos mais idosos que jovens no futuro. A projeção do IBGE mostra que em 40 anos a população idosa vai triplicar, passando de 19,6 milhões, em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050, exigindo do País novas políticas sociais e ações de combate às desigualdades sociais e de saúde que impactam diretamente essa população“, destaca o parlamentar.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2018, apontam para a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foi registrada a taxa média de 8,9 mortes por 100 mil entre 2011 e 2016. A taxa média nacional é 5,5 por 100 mil.

Para participar da audiência serão convidados o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o secretário nacional do Idoso, Antônio Costa, além de representantes da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).