Deputado José Guimarães (PT/CE) está coletando as 171 assinaturas necessárias para possibilitar instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Foto: Câmara dos Deputados.

O vice-líder da bancada da Minoria na Câmara Federal, José Guimarães (PT/CE), anunciou, nesta segunda-feira (13/9), ter elaborado um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar informações sobre atos golpistas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional ocorridos no último 7 de setembro passado.

Em fase de coleta de assinaturas, o documento justifica a necessidade de uma CPI para descobrir quem são os responsáveis pela convocação e financiamento dos atos, bem como se houve investimento de recursos públicos.

Para que o requerimento seja aceito, é preciso a assinatura de 171 deputados.

“Vejo como algo extremamente necessário e relevante a criação desta CPI, para que possamos investigar a fundo os atos golpistas em comemoração do Dia da Independência, com vistas a se apurar eventuais irregularidades e/ou ilegalidades. Precisamos prestar contas à população brasileira e esperar que mudanças benéficas possam surtir com os trabalhos dessa Comissão”, justificou Guimarães.

OAB

Vale lembrar que no último dia 9/9, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil protocolou requerimento de informações, destinado ao presidente Jair Bolsonaro, sobre os gastos públicos efetuados com os atos presenciais e virtuais em comemoração ao Dia 7 de Setembro.

A Ordem solicitou, ainda, os endereços detalhados de cada ato presencial ou virtual que receberam subsídio do governo e quanto foi o gasto de verba pública em cada um.

Com informações do PT.