Pesquisa de intenção de votos para presidente. Foto: Reprodução/Jornal O Globo.

Nesta quinta-feira (23/9), foi ao ar a terceira edição do Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620). O noticiário é transmitido de 11h45 às 12h15.

O programa começou abordando a pesquisa do Instituto IPEC, mostrando a intenção de votos a presidente da República.

O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa com 48%; seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com 23%; Ciro Gomes (PDT) com 8%; João Doria (PSDB) com 3% e Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 3%.

Aos que avaliaram a atuação de Bolsonaro na presidência, 68% desaprovam sua gestão, enquanto 28% aprovam.

Sobre as prévias internas no PSDB, buscando um nome que represente o partido na eleição presidencial de 2022, os quatro candidatos inscritos – Arthur Virgílio Neto, Eduardo Leite, João Doria e Tasso Jereissati – receberão, cada um, a quanta de R$ 1,5 milhão para usar em suas campanhas. Este montante será retirado do Fundo Partidário.

Outro destaque foi a ríspida discussão entre os senadores Jorginho Mello (PL/SC) e Renan Calheiros (MDB/AL) na CPI da Covid, instalada no Senado Federal. Insultos, como “ladrão”, “picareta” e “vagabundo” foram trocados pelos parlamentares, que foram contidos por alguns de seus colegas da Comissão.

Jorginho faz parte da base aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Comissão e Renan é o relator do colegiado.

O local de atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), assunto comentado no programa de quarta-feira (22), foi relembrado. A desembargadora e presidente do Tribunal, Maria Nailde Pinheiro, planeja levar o funcionamento do TJ, atualmente no Fórum Clóvis Beviláqua, para o Centro de Eventos do Ceará, localizado no Bairro Edson Queiroz, até a construção de um novo espaço para montagem dos gabinetes dos desembargadores e o funcionamento do Tribunal Pleno. Os desembargadores estão sendo consultados pela presidente da Corte sobre as acomodações no Centro de Eventos.

Na Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJ) do Senado, na quarta-feira (22), senadores questionaram a demora na sabatina do nome de André Mendonça indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação está na CCJ desde o último dia 18 de agosto.

Por fim, vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza celebraram o fim das coligações partidárias, matéria não aprovada no Senado Federal. Vereador Wellington Sabóia (Brasil 35) e Márcio Martins (PROS) comentaram o tema em cima de um texto, escrito pelo jornalista Edison Silva, deste Blog.

Assista ao programa exibido nesta quinta-feira (23):