Deputado do Ceará, André Fernandes (que faz a foto), ficou acampado em Brasília e sequer participou das sessões da ALECE nesta semana. Foto: Reprodução/Instagram.

Os políticos cearenses alinhados com as ideias do presidente Jair Bolsonaro, e que estiveram nas ruas no Dia 7 de Setembro, protestando contra ações do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliam como positivo o recuo do chefe do Executivo, que através de nota reconheceu ter se excedido durante as manifestações do Dia da Independência.

Os bolsonaristas do Estado, diferente do posicionamento de muitos apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais, demonstraram não estar decepcionados com qualquer das atitudes do presidente nos últimos meses.

Uma das principais entusiastas do presidente, a deputada Dra. Silvana Oliveira (PL), definiu a atitude de Bolsonaro “como de um verdadeiro estadista”. “Eu teria dificuldade de me convencer se eu estivesse no lugar dele. Então, aplaudo com louvor”, afirmou a parlamentar que tem defendido todas as bandeiras levantadas por Bolsonaro. “Bolsonaro mostra a que veio, é que de fato é superior as ofensas. Eu me surpreendi positivamente”.

Outro defensor do presidente, o deputado André Fernandes (Republicanos), que inclusive passou toda a semana acampado em Brasília, faltando às sessões plenárias da Assembleia Legislativa, disse confiar no presidente da República. O parlamentar chegou a publicar em suas redes sociais um trecho do livro A Arte da Guerra, afirmando que “um chefe que é capaz, deve fingir ser incapaz. Se está pronto, deve fingir-se despreparado”.

“Vamos confiar no presidente. Já passamos por momentos difíceis, e em nenhum deles deixei de acreditar”, disse o vereador de Fortaleza, Carmelo Neto (Republicanos).

O deputado Soldado Noélio (PROS), que nos últimos meses tem se apresentado como um dos principais defensores do bolsonarismo na Assembleia Legislativa, afirmou que continua confiando em Jair Messias. “Nem tudo que acontece nos bastidores da política, decisões, motivações, pode ser exposto”, justificou.

“Confiem no presidente Bolsonaro. Lembram do clima de decepção que a mídia criou quando Moro acusou o presidente? Pois é. Paciência, meus amigos”, defendeu o deputado federal Dr. Jaziel (PL).

A vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PSC), vai na mesma linha. “Nota do Presidente em tom de ‘recuo’, impacta sim! Mas não é a primeira vez, o choque da saída do Moro durou 72h, depois, muita gente pediu perdão por se precipitar”.

“Eu confio no capitão. Meu presidente, estamos com o senhor”, postou em suas redes sociais o deputado Delegado Cavalcante (PTB).

Apesar dos posicionamentos favoráveis de políticos alinhados com Bolsonaro, os seguidores do presidente demonstraram descontentamento com o recuo, o que pôde ser averiguado nas respostas a cada uma das publicações feitas pelos parlamentares bolsonaristas.