Ainda em 1932, precisamente na edição de 2 de abril, o jornal O Povo destacava a manchete: “Vai ser instalado o Tribunal Eleitoral do Ceará”. Foto: Reprodução/TRE-CE

Nesta segunda-feira (02/8) , o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará completa 89 anos de sua criação.

Ao longo dessas quase nove décadas de existência, com um lapso de alguns anos entre 1937 e 1945, quando a Justiça Eleitoral foi extinta pela ditadura do Estado Novo sob o governo de Getúlio Vargas; foram muitas as conquistas alcançadas por esta Justiça especializada em prol do aprimoramento da democracia em nosso país.

Ainda em 1932, precisamente na edição de 2 de abril, o jornal O Povo destacava a manchete: “Vai ser instalado o Tribunal Eleitoral do Ceará”. Poucos meses depois, na edição do dia 3, sob a manchete “Tribunal Eleitoral do Ceará – Sua Instalação, ontem, no Paço da Assembleia Legislativa”, o mesmo jornal noticiava: “Conforme fora anunciado por esta folha, realizou-se ontem, às 14 horas, no edifício da Assembleia Legislativa, a instalação do Tribunal Eleitoral do Ceará”.

Uma leitura atenta da história das eleições no Brasil prova, de forma incontestável, o quanto a criação da Justiça Eleitoral tem contribuído para garantir ao cidadão e à cidadã que sua vontade, manifestada nas urnas, seja aferida de forma fidedigna.

Como afirmou em recente pronunciamento, no Canal do TSE no YouTube, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, “O Brasil tem, provavelmente, o melhor sistema de apuração eleitoral do mundo. Apesar de termos 150.000.000 de eleitores, na noite do mesmo dia das eleições o TSE divulga os resultados. Há 25 anos nós adotamos, pioneiramente, o sistema de urnas eletrônicas. Jamais ocorreu qualquer caso de fraude comprovada ao longo de todo esse período. Justamente ao contrário, nós eliminamos os casos de fraudes que ocorriam rotineiramente quando se adotava o voto em papel”.

Segue, pois, a Justiça Eleitoral, já quase nonagenária, firme e inabalável em seu propósito de bem servir à nação no mister que lhe foi confiado pelo povo brasileiro: garantir a lisura do voto.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.