Deputado Salmito Filho destaca importância de se esclarecer dúvidas que pairam sobre tais entidades. Foto: Miguel Martins.

Como o Blog do Edison Silva adiantou, o deputado Salmito Filho (PDT) foi escolhido presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Ceará que vai investigar eventuais irregularidades ocorridas na administração de associações militares do Estado e possível envolvimento destas entidades no financiamento de motins de policiais.

Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores (PT), será o relator do colegiado, que se reunirá semanalmente na sede do Poder Legislativo. A comissão, formada por nove integrantes, escolheu Queiroz Filho (PDT) como vice-presidente do grupo.

O PDT, maior legenda da Casa, contará com a participação de quatro de seus no grupo. Além de Salmito e Queiroz, também fazem parte da CPI: Romeu Aldigueri, autor do pedido de inquérito, e Marcos Sobreira.

Ouros membros do colegiado são: Nizo Costa (PSB), Augusta Brito (PCdoB), Davi de Raimundão (MDB) e Soldado Noélio.

O presidente do colegiado, Salmito Filho, explicou ao Blog do Edison Silva a importância de se averiguar o financiamento das associações militares, visto que há indícios de que recursos de militares teriam sido utilizados para a realização de motins no Ceará.

“Fico honrado pela bancada do PDT ter confiado mais essa missão ao nosso mandato. É importantíssimo investigar, tirar as dúvidas, se houve ou não participação com irregularidades das associações nos motins que colocaram a população cearense como vítima. É importante que a Assembleia, de forma serena, de forma firme, com muito diálogo e transparência, tire todas as dúvidas da população”, afirmou.

Sobre críticas que partiram da oposição, que acusou o uso político para instalação desta CPI, o presidente do colegiado afirmou que os opositores têm direito de discordar ou questionar, mas o interesse público está acima de questões partidárias ou ideológicas. “A legalidade, o interesse público estão acima da situação e oposição. É isso que nos norteia tanto no trabalho como deputado estadual como nos norteará nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito”.

Veja os argumentos do deputado Salmito Filho:

A primeira reunião da CPI com seus membros já definidos acontecerá na próxima semana com discussão sobre as atividades que devem ser realizadas pelo colegiado. Os encontros devem ocorrer às terças-feiras, a partir das 9h30min. As investigações devem ser realizadas por um período de 120 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Composição da Comissão

Titular/Suplente

Presidente: Salmito Filho (PDT) / Guilherme Landim (PDT)
Vice: Queiroz Filho (PDT) / Oriel Nunes Filho (PDT)
Relator: Elmano de Freitas (PT) / Guilherme Sampaio (PT)

Membros
Davi de Raimundão (MDB) / Edilardo Eufrásio (MDB)
Romeu Aldigueri (PDT) / Jeová Mora (PDT)
Augusta Brito (PCdoB) / Delegado Diego Barreto (PTB)
Nizo Costa (PSB) / Osmar Baquit (PDT)
Marcos Sobreira (PDT) / Tin Gomes (PDT)
Soldado Noelio (Pros) / Delegado Cavalcante (PTB).