Projeto foi anunciado pelo prefeito Sarto na semana passada. Foto: Divulgação.

O projeto de Lei da Prefeitura de Fortaleza criando o Programa Bolsa Nota Dez foi lido durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (18) na Câmara Municipal e encaminhado para apreciação nas comissões temáticas.

A iniciativa, do prefeito Sarto, pretende disponibilizar bolsas de monitoria a alunos do ensino fundamental da rede pública a fim de contribuir com o desenvolvimento e a formação integral dos estudantes.

Segundo a proposta, serão disponibilizadas 2 mil bolsas de monitoria no valor de R$ 200 aos alunos matriculados nas escolas do município. Destas, 500 devem ser repassadas já no início de setembro, visto o retorno das aulas presenciais.

As atividades de monitoria do Programa Bolsa Nota Dez poderão ocorrer tanto no turno que o aluno estuda como também no contra turno, com duração máxima de 12 horas semanais.

A bolsa terá um período de até 10 meses, podendo ser prorrogada por igual tempo, conforme a necessidade da unidade escolar.

De acordo com a matéria, a monitoria consiste na realização de atividades de ensino e aprendizagem, que contribuem na formação integral do aluno e despertam o interesse por uma maior absorção de conhecimento, além de ajudar no desempenho dos estudantes através de uma colaboração mútua.