Presidente da Assembleia Legislativa concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (05). Foto: Miguel Martins.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), anunciou, durante entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (05), que as provas do concurso público para o preenchimento de 100 vagas na Casa ocorrerá no dia 7 de novembro próximo.

Ainda de acordo com ele, até o fim de sua gestão à frente da Mesa Diretora, um novo certame deve ser realizado. No entanto, o chefe do Legislativo Estadual não deu maiores detalhes sobre o processo e as funções a serem preenchidas.

O concurso público em andamento na Assembleia Legislativa foi anunciado ainda na gestão do então deputado José Sarto, que presidia a Casa. No entanto, devido a pandemia do novo coronavírus, a realização das provas, que estavam marcadas para acontecer no ano passado, foram suspensas.

De acordo com Leitão, um edital com o anúncio da data para realização das provas deve ser publicado nos próximos dias.

Ele afirmou, ainda, que chegou a pensar em reabrir o processo de inscrição para o certame em vigor, mas a orientação da assessoria jurídica da Casa foi contrária, para evitar questionamentos futuros. Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para concorrer as 100 vagas.

“Agora, marcamos para o dia 7 de novembro e o edital deve sair até o dia 15 de setembro com todas as normas e questões relacionadas ao concurso. Até pensamos em abrir novas inscrições, mas para evitar querelas judiciais no futuro, achamos por bem deixar do jeito que está. Temos a intenção também, até o final de nosso mandato, fazer um novo concurso. No primeiro momento ficará apenas essas 100 vagas”, disse.

Sessões

Ainda de acordo com Leitão, a Mesa Diretora deve se reunir na próxima semana para definir o funcionamento das sessões ordinárias da Casa. Por enquanto, as plenárias têm ocorrido de forma híbrida apenas um dia na semana, às quintas-feiras. A intenção do presidente da Assembleia é que os encontros ocorram, pelo menos, duas vezes por semana, enquanto durar a pandemia de Covid-19 no Estado.