Lula, Camilo, Cid

Senador Cid Gomes (PDT), governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente Lula (PT). Foto: Divulgação.

O ex-presidente Lula estará no Ceará na próxima sexta-feira (20), quando participará de diversos encontros com lideranças políticas, movimentos sociais e empresários locais. O petista passará ao menos três dias no Estado e pretende conversar, isoladamente, com os senadores Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB).

Lula deve se reunir também com representantes de alguns partidos políticos que quer ter ao seu lado nas eleições gerais de 2022. Dentre as legendas que o ex-presidente deve dialogar estão o MDB, o PCdoB e o PSOL, além da direção do PT estadual e sua bancada de parlamentares.

De acordo com informações de aliados, o petista já sinalizou interesse de conversar com Cid Gomes, que não confirmou se participaria de uma eventual reunião com o petista.

O senador Tasso Jereissati é outro que estaria no radar de Lula para um diálogo, mas o interlocutor do petista ainda não falou com a assessoria do tucano.

Uma provável conversa entre Lula e Cid Gomes, por exemplo, não é vista com bons olhos pelo irmão do senador, o ex-governador Ciro Gomes, que está colocado como candidato a presidente em 2022 e tem publicado reiteradas críticas às gestões petistas em suas redes sociais.

Além das reuniões com lideranças políticas, o ex-presidente também pretende se reunir com representantes de movimentos sociais e deve visitar um equipamento do Estado que foi entregue durante suas gestões na Presidência da República. Todas as reuniões acontecerão em hotéis da Capital cearense e terão capacidade máxima de 100 pessoas presentes.

A reunião com o governador Camilo Santana está programada para acontecer na segunda-feira (23) e deve contar com a presença do deputado federal José Nobre Guimarães. Lula quer ouvir o chefe do Executivo estadual na tentativa de consolidar uma linha de unidade quanto ao palanque eleitoral de 2022 no Ceará.

O Partido dos Trabalhadores defende que o governador seja o candidato da base governista ao Senado Federal, e dessa forma, contribua com um palanque de Lula candidato a presidente. Nas eleições de 2010, Lula participou da campanha dos candidatos ao Senado: Eunício Oliveira e José Pimentel, que foram eleitos.

Lula chega ao Ceará na sexta-feira (20), deve passar o fim de semana descansando em uma praia do litoral cearense, e na segunda-feira (23) terá encontro com o governador Camilo Santana. A agenda, porém, pode sofrer algumas alterações.