Durante votação da Reforma da Previdência, chamou atenção o posicionamento contrário da vereadora governista Enfermeira Ana Paula (PDT). Foto: CMFor.

No primeiro semestre da atual Legislatura na Câmara Municipal de Fortaleza, a gestão do prefeito Sarto não teve maiores dificuldades com as bancadas de oposição no que diz respeito aos embates e votação de matérias de interesse do Executivo.

O Governo teve alguma preocupação com o descontentamento de sua base aliada, que vez ou outra demonstrou não concordar com algumas ações da Prefeitura, o que foi, inclusive, exposto na tribuna do Plenário Fausto Arruda.

Os membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), muitas das vezes, estiveram alinhados com a gestão, principalmente, nas pautas referentes à pandemia do novo coronavírus, assim como foi feito por boa parte da oposição no ano passado.

Petistas e socialistas, em muitos casos, entraram em confronto com outros oposicionistas, membros do PROS e Republicanos.

Durante votação da Reforma da Previdência, ainda nos primeiros meses de 2021, PT e PSOL se posicionaram contra a matéria, enquanto que parte da chamada “oposição de direita” se alinhou favorável à mensagem do Governo. Na ocasião, surpreendeu toda a Casa o posicionamento da governista Enfermeira Ana Paula (PDT), que chegou a fazer críticas à gestão pela condução do processo de votação. Ela, inclusive, entrou em confronto com o líder da base do governo, o vereador Gardel Rolim (PDT).

Mais recentemente, outro governista, Lúcio Bruno (PDT), chamou a atenção da gestão para a abertura de alguns setores comerciais de Fortaleza, pois segundo ele, pessoas estavam sendo prejudicadas. Na mesma sessão ordinária, o líder da oposição, Márcio Martins (PROS), fez elogios ao diálogo que o prefeito tem tido com a bancada neste período.

As discussões políticas nacionais também foram vetor de embates entre as duas bancadas de oposição na Casa, principalmente, porque alguns dos parlamentares são alinhados ao Governo do presidente Jair Bolsonaro, enquanto a outra parte é opositora à gestão atual da Presidência da República.

Neste período, o Executivo apresentou 11 vetos, 25 projetos de Lei, cinco de Lei Complementar e quatro Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, aprovando a maioria. Pelo menos três matérias do Governo seguem em tramitação na Casa, uma delas com pedido de vista de dois vereadores da base: Jorge Pinheiro (PSDB) e Renan Colares (PDT).

De acordo com o portal eletrônico da Câmara Municipal, além desta matéria, o Executivo ainda aguarda aprovação de outras duas propostas, uma delas que dispõe sobre permuta de afetação de áreas públicas para a construção da Capela Nossa Senhora de Assunção, e outra que altera dispositivos da Lei que instituiu o Sistema de Negociação Permanente (Sinep).