Ponto turístico no município de Ubajara. Foto: PMU.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o Projeto de Lei nº 327/2020, de autoria do deputado Salmito (PDT), que institui a Rota Mirantes da Ibiapaba como circuito turístico do Estado, abrangendo os municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

A ideia da proposição é promover a região da Serra da Ibiapaba como destino turístico, fomentar a geração de emprego e renda através da economia do turismo e promover a preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente. A Rota reúne vários pontos de lazer, esportivo, histórico, cultural, religioso, gastronômico, ecológico e de aventura.

“O projeto objetiva especialmente potencializar a região enquanto destino turístico, alavancando a economia local, gerando emprego e renda através da cadeia econômica ligada direta e indiretamente ao turismo. Pretende-se ainda estimular a preservação do patrimônio histórico-cultural e a prática do turismo sustentável, amistoso em relação a riquezas ambientais de toda a região”, ressaltou Salmito, o autor da iniciativa.

Conforme consta no projeto, o turismo é um dos principais motores da economia do Estado do Ceará, bem como da região da Serra da Ibiapaba, que conta com vastas opções de turismo cultural, ecológico, de aventura, gastronômico, dentre outros.

Na região existem mirantes, cachoeiras e grutas no município de Ubajara; a Igreja do Céu em Viçosa; a bica do Ipu e trilhas e pontos de voo livre em Tianguá, além de opções gastronômicas em toda a região.

Com informações da Ascom/Parlamentar.