Sargento Reginauro diz que a ideia surgiu em conversas com um amigo ator. Foto: CMFor.

Assinado pelo vereador Sargento Reginauro (PROS), o Projeto de Lei (PL) 399/21 cria o Programa Municipal de Fomento da Identidade Visual de Fortaleza como a Capital do Humor – “Programa Ieeeii“. A matéria foi apresentada na sessão desta quarta-feira (30) da Câmara de Vereadores.

A ideia do nome do projeto é uma forma de homenagear uma manifestação feita pelos cearenses quando querem vaiar alguma situação. “Quando você quer reconhecer algum cearense em algum lugar é só você dar o grito que logo reconhecerá um”, pontuou o republicano.

Segundo Reginauro, quando você vem de fora para a Capital, não existe nenhuma referência a um dos aspectos mais importantes da cultura fortalezense, o humor.

“O humor cearense virou referência para o país. O Ceará tem os melhores humoristas brasileiros. E em Fortaleza não vimos representações do humor”, comentou. Ele fez referências às cidades de Olinda/PE, onde é visto os traços do frevo – dança típica de Pernambuco – por toda sua extensão, e em Salvador/BA, encontrando diversas representações da cultura afro-brasileira.

Ademais, a proposta quer valorizar o humor fortalezense e cearense, obrigando o Poder Público municipal a respeitar e manter representações humorísticas, estimulando a promoção cultural e turística, através deste segmento.

O Dia do Humor cearense a ser celebrado no dia 30 de janeiro, data escolhida por ter sido o dia que, em 1942, um grupo de pessoas vaiou o aparecimento da luz do Sol, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, depois de uma chuva.

Caso aprovado a proposta, Sargento Reginauro disse que poderá ser uma marca da gestão do prefeito José Sarto (PDT).

Autor do projeto explica como foi escolhida a data do Dia do Humor: