O colegiado terá o líder do Governo como presidente e deve apresentar relatório até o fim do ano. Foto: CMFor.

Conforme o Blog do Edison Silva adiantou, a Câmara Municipal de Fortaleza voltará a discutir o Plano Diretor Participativo da cidade nos próximos meses. Para que esse debate ocorra, a Casa instalou a Comissão Especial que deve tratar do tema, onde o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), será o presidente; Bruno Mesquita (PROS) o vice; e Emanuel Acrízio (PP), o relator.

Ainda fazem parte do colegiado os vereadores: Lúcio Bruno (PDT), Paulo Martins (PDT), Professor Enilson (Cidadania), Ronivaldo Maia (PT), Léo Couto (PSB) e Dr. Luciano Girão (PP).

O Plano Diretor é das leis mais importantes da cidade, tendo a necessidade de ser revisado a cada 10 anos. O último documento elaborado pelo Legislativo de Fortaleza, e em vigor atualmente, é de 2009.

Os vereadores da Legislatura passada não iniciaram o debate sobre o tema no prazo estabelecido. No ano passado, a discussão foi prejudicada pela pandemia do novo coronavírus. “Acreditamos que nesse segundo semestre, com o avançar da imunização do nosso povo, a gente possa começar a debater primeiro nos fóruns, nas comunidades, e depois na Câmara com vereadores e a sociedade através de audiências públicas”, disse Gardel Rolim.

De acordo com o parlamentar, ainda não há um cronograma de atividades relacionadas ao Plano Diretor. A expectativa é de que com o avançar da imunização e com a diminuição do índice de propagação da Covid-19, as reuniões nas comunidades possam acontecer sem prejuízo do debate in loco. O parlamentar acredita que o mais tardar até o fim do primeiro semestre de 2022 as discussões aconteçam.