Foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Foto: Reprodução/Youtube.

No Dia Internacional da Enfermagem, os vereadores de Fortaleza destacaram a importância da categoria no combate à pandemia da Covid-19 e defenderam que demandas desses profissionais sejam atendidas pelo Congresso Nacional. Durante a sessão extraordinária virtual, os parlamentares aprovaram uma moção de apoio e recomendação ao Senado Federal para que aprove projeto que estabelece o piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, além de regulamentar a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

“Hoje é o dia internacional da Enfermagem. Quero parabenizar por esse dia tão importante para esses profissionais. Fico sem palavras para manifestar minha gratidão, minha alegria a esses profissionais pelos serviços prestados ao povo de nossa cidade, do Brasil e do mundo. Essa é uma categoria que a gente precisa reconhecer cada vez mais, principalmente neste momento de pandemia”, destacou o presidente da Casa Legislativa, o vereador Antônio Henrique (PDT).

Principal representante dos profissionais na Câmara de Fortaleza, a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) destacou que no Ceará existem mais de 85 mil profissionais de Enfermagem, sendo 32 mil somente na Capital cearense “que estão desempenhando suas atividades dentro dos hospitais. Hoje a gente dá o pontapé inicial da campanha pela valorização e fixação de um piso salarial da Enfermagem”, defendeu.

Segundo ela, a pandemia de coronavírus revelou à sociedade a importância desses profissionais. “Somos uma profissão baseada na ciência, em boas práticas. Nessa perspectiva, hoje iniciamos a semana da Enfermagem”, disse a pedetista, que enviou cartazes para os gabinetes de seus pares defendendo o piso salarial desses trabalhadores, bem como a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Danilo Lopes (Podemos) lembrou que a Enfermagem foi o setor que mais perdeu profissionais vítimas da Covid-19 no Brasil. “É uma profissão totalmente voltada à humanização. Que nossas homenagens não fiquem somente em aplausos, mas que possamos fazer algo concreto”, defendeu.

“Gostaria de parabenizar todas as enfermeiras e enfermeiros pelo trabalho de cuidado e de promoção da saúde, sobretudo neste momento de pandemia. São profissionais na linha de frente contra a Covid. Estamos unidos pela luta em defesa do piso salarial da categoria e 30 horas semanais para a categoria”, defendeu Larissa Gaspar (PT).

Covid-19

O requerimento aprovado pela Casa é de autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT) solicitando moção de apoio à luta dos profissionais de Enfermagem e recomendação ao Senado Federal para aprovação de projeto oriundo da Câmara Federal que estabelece o piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, além da regulamentação da jornada de trabalho.

De acordo com o parlamentar, esses profissionais precisam de vida digna e respeito. Segundo informou, durante a pandemia, esses trabalhadores se encontram na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, sendo uma das categorias que mais têm perdido profissionais em virtude da contaminação. “É a categoria que tem uma relação próxima com o paciente, desde o seu atendimento inicial até sua conclusão”.