O vídeo contou com as participações de parlamentares do PDT, PT e PSOL. Foto: Reprodução/Instagram.

Alguns vereadores de Fortaleza se reuniram e lançaram, na manhã desta terça-feira (11), um manifesto em forma de vídeo, nas redes sociais, em defesa da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS), e contra o negacionismo propagado por algumas lideranças políticas no País. No vídeo, os parlamentares destacam que mais prejudicial que o vírus é a desinformação, que tem feito com que o Brasil ainda se encontre em uma situação complicada, enquanto outros países, aos poucos, já retornam à normalidade.

“Esse vídeo pode salvar a sua vida ou de alguém da sua família. As pessoas falam por aí que o maior problema que enfrentamos é o novo coronavírus, mas não é. Já se sabe como combatê-lo. Vários países do mundo já estão vivendo normalmente, até antes mesmo da vacina chegar. Tudo isso porque eles ouviram a ciência desde o começo e tiveram a coragem de agir cedo. Mostraram que o maior problema não é o vírus, mas sim a desinformação”, diz o texto lido pelos vereadores.

Fazem parte da campanha os pedetistas Enfermeira Ana Paula, Júlio Brizzi e Lúcio Bruno; os petistas Guilherme Sampaio, Ronivaldo e Larissa Gaspar; além dos vereadores Adriana Nossa Cara e Gabriel Aguiar, do PSOL.

Eles destacam que o País chegou aos mais de 420 mil brasileiros e brasileiras que perderam a vida para o vírus. O número é superior a toda a população dos bairros Bom Jardim, Pirambu, Aldeota, Meirelles, Jangurussú, Parangaba, Dionísio Torres, Serviluz, Lagamar, Sabiaguaba, Jardim das Oliveiras, Mondubim, Vicente Pinzon, Vila Velha e Genibaú, juntos.

“Enquanto isso, o Governo Federal, além de ter atrasado por meses a vacinação, insiste em promover aglomerações, desestimular o uso de máscara, defender remédios de mentira, combater as medidas de distanciamento social, negar o envio de ajuda para as famílias que estão famintas e atrapalhar quem trabalha em defesa das vidas”, dizem. O foco das críticas dos parlamentares, como as imagens do vídeo mostram, é o presidente Jair Bolsonaro e suas ações que vão de encontro ao que prega organismos internacionais de saúde.

Lockdown

Segundo os vereadores, há inverdades sobre os tratamentos, lockdown e sobre quem realmente estaria prejudicando a população, em especial os trabalhadores e a economia. “A vacinação é muito importante, mas na velocidade em que o Governo Federal está enviando, levaremos mais de quatro anos para vacinar toda a população. Assim, apenas as medidas de distanciamento, incluindo lockdown nos momentos de maior crise, são capazes de impedir a propagação do vírus e o colapso do sistema de saúde, o que levaria mais centenas de milhares de pessoas à morte”, dizem.

Segundo os autores do vídeo, independentemente de partidos, ou de brigas políticas, eles se encontram reunidos em defesa da ciência, vacina no braço e comida no prato, além do auxílio emergencial de R$ 600. “Já basta de mortes! Vamos juntos construir essa corrente do bem, que combate a desinformação, o desprezo à vida, e a negação da ciência”, concluem.