Antônio Henrique disse que os garçons e garçonetes não têm reconhecimento no Calendário Oficial de Eventos do Município. Foto: Reprodução/Youtube.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, na manhã desta quinta-feira (27), durante sessão extraordinária virtual, dois projetos de Lei instituindo o “Dia do Barbeiro” e o “Dia do Garçom e da Garçonete”. As propostas foram apresentadas, respectivamente, por Márcio Martins (PROS), líder da oposição na Casa, e pelo presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique (PDT).

Em justificativa, Márcio Martins destacou que sua proposta tem como objetivo instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia do Barbeiro, a ser comemorado anualmente no dia 27 de outubro.

O parlamentar escolheu a data tendo como fundamento a Lei do Salão Parceiro. “Atualmente, está crescendo a quantidade de jovens que se interessam pelo ofício, pois está a cada dia se modernizando e adquirindo novas clientelas”.

Já Antônio Henrique destaca que o emprego de garçom e garçonete remete a algo comum no dia a dia da sociedade, lembrando que, por ser uma profissão popular, foi usada até em letras de músicas, como na clássica “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa. Tem também a música Garçom de Reginaldo Rossi, lançada em 1987.

“Por essa razão, e por não ter nenhum reconhecimento no âmbito municipal, contamos com o indispensável apoio dos nobres pares na aprovação do projeto”, justificou o pedetista.