A Advocacia-Geral da União economizou, nos últimos dois anos, mais de R$ 3,6 milhões em despesas com energia elétrica, o que corresponde a uma economia de 33,7% em relação ao período anterior.

Os dados fazem parte do último levantamento do Plano de Logística Sustentável da Secretaria-Geral de Administração e refletem um conjunto de ações desenvolvidas pela AGU no sentido de racionalizar os gastos públicos a partir da adoção de práticas de consumo sustentáveis.

No âmbito do Plano de Logística Sustentável, uma das ações desenvolvidas é o acompanhamento do consumo per capita (kWh/pessoa) por edifícios da instituição, e o monitoramento mensal da meta definida pelas respectivas Unidades, de modo a permitir que o gestor possa decidir pela correção de eventuais desvios no consumo.

Também são executadas ações contínuas de manutenção preventiva nas edificações, máquinas e equipamentos, a fim de possibilitar a redução do consumo de energia elétrica, além da substituição de lâmpadas velhas por outras mais econômicas e a priorização da aquisição de equipamentos elétricos que possuem selo de eficiência energética. Outra frente importante de ação é o trabalho de mobilização dos colaboradores em torno do consumo consciente de energia elétrica.

Desde o final de março de 2020, devido à pandemia da Covid-19, houve uma redução significativa no consumo e, consequentemente, nos valores das contas de energia em todas as Unidades da AGU, com a implantação do teletrabalho.

Dia Mundial da Energia Elétrica

O Dia Mundial da Energia Elétrica é celebrado em 29 de maio, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do consumo energético eficiente e racional, para que se possa diminuir os impactos no meio ambiente e preservar os recursos naturais. A data, criada em 1981, foi uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal.

A geração de energia depende de recursos naturais, sejam eles renováveis ou não, e o seu consumo tem crescido em grande escala. Porém, a disponibilidade energética não cresce na mesma proporção, o que também reforça uma das finalidades da data, que é a promoção e o incentivo ao uso de energias renováveis.

Pela grande predominância das hidrelétricas na matriz energética brasileira, a produção de energia é impactada pelo regime de chuvas, e, consequentemente, pelo nível dos reservatórios. Em períodos de chuva, o país aumenta a produção de energia hidrelétrica, e, em períodos de seca, é preciso aumentar a produção nas usinas termelétricas para garantir a segurança no fornecimento, o que torna a energia mais cara, além de causar impactos ao meio ambiente.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, desde outubro de 2020, quando deveria ter iniciado de forma mais forte o período chuvoso, o país enfrenta a pior seca de todo histórico de registro, ou seja, a pior seca para esse período dos últimos 90 anos. O problema é ainda maior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde se localizam boa parte dos reservatórios.

Nesse contexto, cada um de nós pode e deve fazer a sua parte e contribuir para a redução do consumo de energia, seja no trabalho, seja em casa. Por isso, compartilhamos algumas dicas elaboradas pelo Ministério das Minas e Energia para evitar o desperdício e garantir a economia na conta de luz.

Confira:

– Coloque lâmpadas de LED em casa. Elas são mais econômicas que as normais;

– Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando. Chuveiro consome muita energia e água ao mesmo tempo;

– Tome banhos curtos. O ideal é ter banhos de até 10 minutos, de preferência na posição ‘verão’;

– Abra as janelas para a luz do sol entrar e apague as lâmpadas. Durante o período da manhã, não é preciso acender as luzes;

– Desligue os equipamentos antes de sair de casa. Aparelhos em stand-by também consomem energia e o melhor é tirar da tomada;

– Pense no que vai pegar antes de abrir a geladeira. Toda vez que a porta se abre, o ar frio escapa e o motor tem que trabalhar de novo;

– Coloque a geladeira longe do fogão e não deixe exposta ao sol. Fontes de calor fazem o equipamento trabalhar mais;

– Verifique se as borrachas de vedação da geladeira estão boas. Prenda uma folha na porta. Se ela sair com facilidade, as borrachas precisam ser trocadas;

– Não guarde alimentos quentes na geladeira. O calor força o utensílio doméstico a trabalhar e isso consome mais energia;

– Desligue a chave geral quando ficar fora. Esvazie a geladeira e desligue tudo para não ter nenhum consumo de energia;

– Tire o videogame da tomada quando não estiver jogando. Tanto console quanto a televisão podem ser desligados após o jogo; e

– Jogue fora extensões e benjamins. Ligar muitos aparelhos na mesma tomada é perigoso e desperdiça energia.

Fonte: site da AGU.