Tasso se deslocou até Brasília para registrar seu voto no candidato a presidente, Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Reprodução/Instagram.

O senador Tasso Jereissati (PSDB) não participou da reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, mas se dirigiu até a sede do Senado Federal para realizar votação no presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM).

De acordo com o político cearense, esta será a comissão mais importante da história do Congresso Nacional e que seus membros terão como meta “apurar as ações e omissões que trouxeram o Brasil a este ponto”.

“Hoje iniciamos o trabalho da CPI da Covid, a CPI mais importante da história do Congresso Nacional, porque estamos falando das centenas de milhares de vidas perdidas no Brasil. Teremos a responsabilidade de apurar as ações e omissões que trouxeram o Brasil a este ponto”, disse o senador cearense em suas redes sociais.

O senador Tasso é um dos membros efetivos da CPI e crítico do Governo Bolsonaro, apesar de se posicionar como independente. Recentemente, o tucano afirmou que “não há dúvida nenhuma que um dos principais culpados pela situação a que nós chegamos é o governo federal”.

Outro senador cearense que compõe o colegiado é Eduardo Girão (Podemos), este mais alinhado com o Governo Federal. Foi ele autor de requerimento estendendo as investigações do inquérito para Estados e Municípios.

Girão tentou, sem sucesso, presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito, recebendo apenas três votos de seus pares.