Arte: Freepik.

Com o intuito de liberar mais vagas no sistema público de saúde, o deputado Eduardo Bismarck (PDT) apresentou projeto de lei que tramita na Câmara Federal, colocando para os gestores locais a responsabilidade de assegurar acomodação de pacientes em recuperação da Covid-19, mas ainda com necessidades de isolamento, em estabelecimentos hoteleiros.

O parlamentar explica que, com o surgimento de novas cepas de Covid-19 no Brasil, tem aumentado o tempo de internação para recuperação dos pacientes – segundo relatório da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Assim, muitas pessoas, mesmo tendo alta da UTI, seguem necessitando de isolamento. A medida proposta permitiria, então, a liberação de mais leitos das redes hospitalares.

“Ademais, ao acomodar esses pacientes nos estabelecimentos hoteleiros, além de elevar o número de leitos disponíveis àqueles que estão em piores condições e precisam de equipamentos hospitalares específicos, estaremos elevando a ocupação dos quartos de hotéis, representando grande ajuda ao setor hoteleiro, que foi um dos maiores prejudicados pelos efeitos econômicos decorrentes da pandemia”, justifica Bismarck.