Júlio César Filho só vê vantagens no novo empréstimo. Foto: Reprodução.

Amortizar a dívida pública com o objetivo de garantir capacidade de investimento do Estado do Ceará. Essa é a justificativa para o pedido de empréstimo de R$ 940 milhões, que a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na última quinta-feira (04) para o Governo do Estado contrair junto ao Banco do Brasil.

“A aprovação dessa matéria é fundamental para a amortização da dívida pública. A medida é fundamental para o Ceará continuar sendo o maior investidor público do Brasil. Em 2020 alcançou investimentos de 11,27% da Receita Corrente Líquida”, explicou ao Blog do Edison Silva o líder do governo na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania).

Julinho explica que o Ceará terá 10 anos para pagar esta nova dívida, com taxa de juros de 2,26% (bem menor do que a atual que o Estado paga), com 119% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Diante disso, o parlamentar explica ter sido extremamente vantajoso para o Ceará contrair esse novo empréstimo, assim quitando débitos anteriores, diminuindo taxas de juros e mantendo bom equilíbrio fiscal, permitindo ao Estado manter investimentos, principalmente no setor da Saúde, o mais necessitado no momento, devido à pandemia da Covid-19.