Para Nelinho Freitas, os funcionários desses estabelecimentos, por serem serviços essenciais, estão na linha. Foto: Eber Faioli/UFMG.

Inclusão dos trabalhadores formais de supermercados e farmácias, de qualquer porte e natureza jurídica, no grupo prioritário do Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19.

Este é o teor do projeto de Indicação apresentado pelo deputado Nelinho Freitas (PSDB), na Assembleia Legislativa do Ceará.

O parlamentar explica que a categoria é bastante exposta ao vírus, devendo receber atenção especial.

“Os supermercados e farmácias, por serem serviços essenciais, permaneceram desde a primeira onda, que foi em março de 2020, expondo seus colaboradores na linha de frente dos postos de trabalho. Por isso, esta categoria necessita da imunização prioritária, para dar mais segurança aos clientes e aos próprios funcionários, que lidam diariamente com um alto fluxo de pessoas”, defende Nelinho ao Blog do Edison Silva.

Nelinho lembra que, devido aos serviços considerados essenciais para a população, com o fornecimento de medicamentos e mantimentos, estes trabalhadores permaneceram trabalhando desde o início da pandemia, há mais de um ano.

“Em meio à disseminação do novo coronavírus no Estado, a taxa de contaminação identificada entre funcionários desses estabelecimentos é considerada baixa, segundo levantamento divulgado pela Associação Cearense de Supermercados (ACESU) e Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). Entretanto, com o manuseio de alimentos e de produtos e o grande fluxo de pessoas que circulam nesses estabelecimentos, gera a necessidade de priorizar estes trabalhadores no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19”, conclui o parlamentar.

Por se tratar de um projeto de Indicação, a mensagem funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso queira aderir à ideia, o Governo do Estado deverá reenviar a mensagem à Assembleia Legislativa, agora em forma de projeto de Lei.