Aécio de Borba foi deputado federal e estadual. Foto: Arquivo.

A Assembleia Legislativa do Ceará teve a sessão deliberativa remota desta sexta-feira (26) levantada em homenagem ao ex-deputado Aécio de Borba Vasconcelos, morto no último dia 24 de março, aos 89 anos, de causas naturais.

A interrupção da sessão foi pedida em requerimento pelo deputado Fernando Hugo Colares (Progressistas), deferido pelo presidente Evandro Leitão (PDT).

Após a leitura do expediente, foi respeitado um minuto de silêncio em memória do ex-parlamentar, fundador e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). “Dr. Aécio de Borba foi em vida, pasmem, mesmo sendo um político e tendo relações partidárias, uma unanimidade”, afirmou Fernando Hugo.

Também contemporâneo de Aécio, o deputado Manoel Duca (PDT) destacou os feitos do ex-colega, em termos esportivos. “Ele introduziu o futsal em termos mundiais, foi um desportista de alto quilate”, ressaltou.

“A Assembleia Legislativa presta justa homenagem a este homem que honrou todos os papéis que desempenhou em vida. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Encerro com o pedido de um minuto de silêncio, em sua memória e de nossos irmãos e irmãs cearenses”, solidarizou-se o presidente Evandro Leitão.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) também lamentou o falecimento de Aécio e recordou a amizade de sua família com o ex-deputado. O parlamentar enfatizou também que Borba contribuiu não apenas para a política cearense, mas também para o futsal do Ceará e do País, ajudando o esporte ter a relevância que tem hoje.

Aécio de Borba foi eleito deputado estadual e atuou no período de 1963 a 1967, pelo PL. Também foi vice-prefeito de Fortaleza, entre 1959 e 1963. Eleito deputado federal, assumiu de 1983 a 1987, pelo PDS; de 1987 a 1991, e de 1991 a 1995 e participou da Assembleia Nacional Constituinte. No mandato de deputado federal na legislatura 1995-1999, foi suplente e se afastou em 2 de abril de 1998. Foi secretário de Planejamento do segundo governo Virgílio Távora.

Advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo, Aécio de Borba nasceu em Fortaleza, no 6 de abril de 1931. Deputado estadual e federal e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), ele comandou a instituição desde a sua fundação em 1979 até 2014. Um dos espaços do futsal cearense, o Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica, na Capital, leva seu nome.

Com o levantamento, uma nova sessão deliberativa foi convocada pelo presidente Evandro Leitão para a próxima terça-feira (30), novamente para apreciar projetos enviados à Casa por parlamentares e, caso haja, pelo Governo do Estado.