Direitos Humanos foi a última comissão a definir o presidente por causa da disputa pelo cargo. Foto: CMFor.

Com 13 membros na Câmara Municipal de Fortaleza, os dois blocos de oposição – um de esquerda e outro de direita – conseguiram negociar o comando de quatro das dez comissões temáticas permanentes da Casa Legislativa. A base governista, por outro lado, presidirá os colegiados de maior relevância, que são: a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento.

Lúcio Bruno (PDT), que foi o parlamentar da base governista eleito com maior número de votos, está à frente dos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça; enquanto Léo Couto, do PSB, preside a de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública.

A base governista ainda atuará na presidência das comissões de: Cultura, Esporte e Juventude (Júlio Brizzi); Educação, Ciência e Tecnologia com Professor Enilson (Cidadania); Saúde e Seguridade Social com Cláudia Gomes (DEM); e Direitos do Consumidor e do Contribuinte, que escolheu Luciano Girão (PP) como presidente.

Do lado oposicionista, o PT comandará a comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, com Larissa Gaspar (PT); enquanto que o PROS indicou os presidentes das comissões de Política Urbana e Meio Ambiente, com Bruno Mesquita; e o Inspetor Alberto na Segurança Cidadã. Carmelo Neto, do Republicanos, é o presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico.

Veja como ficou acertado o comando das comissões por partido:

>Base Governista

PDT – CCJ e Cultura, Esporte, Juventude

PSB – Orçamento

Cidadania – Educação

DEM – Saúde

PP – Direitos do Consumidor

>Oposição
PT – Direitos Humanos

PROS – Meio Ambiente, Segurança Cidadã

Republicanos – Desenvolvimento Econômico.