A proposta foi apresentada pelo vereador Danilo Lopes (Podemos). Foto: Reprodução/Youtube.

Não foram somente as igrejas e templos religiosos que passaram a ser considerados essenciais durante o período de calamidade pública. As academias de ginástica e congêneres também passaram a ser atividades indispensáveis para a população neste período.

Isso porque a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto de Lei de autoria do vereador Danilo Lopes (Podemos) que declara como essencial a prática de atividade física e do exercício físico em estabelecimentos prestadores dessa modalidade de esporte, bem como em espaços públicos. A Redação Final da proposta deve ser apreciada pelos vereadores nesta quarta-feira (24).

De acordo com a proposta, para efeitos de Lei, entende-se por estabelecimentos prestadores de serviços para a prática de atividade física e do exercício físico as academias de ginástica, os estúdios de musculação, de esporte, artes marciais e congêneres, de pequeno, médio e grande porte, públicos e privados.

Na semana passada, os vereadores também aprovaram que igrejas e templos religiosos são essenciais em tempos de calamidade pública. A proposta contou com votos favoráveis de vereadores da base, da oposição, de esquerda e de direita. Guilherme Sampaio (PT), Adriana Nossa Cara (PSOL) e Gabrial Aguiar (PSOL) se abstiveram.

Cabe ao prefeito Sarto sancionar ou vetar as proposições aprovadas pelos vereadores.