Ao Blog do Edison Silva, Cônsul do Povo afirmou que, na Câmara Municipal, votará favorável a matérias de interesse da população. Foto: Miguel Martins.

O Partido Social Cristão (PSC) conseguiu eleger dois vereadores no pleito do ano passado: Priscila Costa e Erivaldo Xavier, o “Cônsul do Povo”. Os dois tem em comum o fato de serem ligados a comunidades evangélicas na Capital cearense.

No entanto, no que diz respeito a posicionamentos na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, a dupla estará em lados opostos.

Enquanto Priscila Costa, que será a líder da legenda na Casa Legislativa, é uma das principais opositoras da gestão do prefeito Sarto, Cônsul do Povo estará do lado da base governista. Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o vereador afirmou que durante toda a campanha atuou de forma independente e que só veio ter algum diálogo com a colega ao término do pleito legislativo.

O parlamentar tem afinidade com o governador Camilo Santana e deve fazer coro à base governista de Sarto. No entanto, destacou que atuará em prol da maior parte da população, principalmente, a mais carente. Em suas palavras, aquilo que for benéfico para o povo terá o seu apoio e projetos que vão de encontro aos anseios dos fortalezenses não receberão seu voto favorável.

O problema será no momento da votação de matérias polêmicas, visto que Priscila, como líder, poderá orientar a bancada a se posicionar de determinada forma, o que em muitos casos não deve ser seguido pelo colega de partido. “Vai depender do que for bom para o povo”, disse ele.

“A relação entre mim e a Priscila se deu agora, depois de eleito. Antes disso nunca tivemos uma reunião. Quando entrei no partido, o PSC era neutro. O partido veio apoiar o Capitão depois, quando foi fechado em Brasília. Mas a relação que tenho com a Priscila é das melhores. Ela tem os propósitos dela, e eu tenho os meus. É uma relação de diálogo”, destacou o vereador.

Discussões políticas

Empresário, Cônsul do Povo realiza alguns trabalhos em comunidades carentes de Fortaleza, e, durante a pandemia, resolver se candidatar vereador após pedido de apoiadores locais. Filho de pais evangélicos, sendo o pai sargento reformado da Polícia, o parlamentar tem entre suas pautas a da segurança cidadã.

Ao Blog, o parlamentar destacou que deve focar o mandato em pautas que buscam melhoria da saúde, educação, além da implantação de Areninhas em espaços públicos da cidade. Para ele, esses equipamentos são de fundamental importância para aumentar o nível de cidadania de adolescentes e jovens. Outro ponto tocado pelo vereador é a questão do saneamento básico, que geralmente é deixado de lado nas discussões políticas.