Presidente Antônio Henrique cumprimenta vereador Marcelo Lemos (PSL) durante reunião no plenário. Foto: Miguel Martins.

Vereadores eleitos e já diplomados estiveram na Câmara Municipal de Fortaleza nesta segunda-feira (21) para participar de reunião de preparação para a posse que acontecerá no próximo dia 1º de janeiro. O momento serviu para que novatos conhecessem o plenário da Casa e se confraternizassem com outros parlamentares, visto que muitos deles ainda não se conheciam pessoalmente.

De acordo com as orientações repassadas aos parlamentares para a solenidade de posse, a sessão ocorrerá em formato híbrido (presencial e virtual) no dia 1º de janeiro, às 13 horas. Os parlamentares terão que chegar  30 minutos antes para acessar a sala virtual. Eles ficarão em seus gabinetes, local de onde participarão da sessão de posse, da eleição da Mesa Diretora e da posse do prefeito Sarto e do vice, Élcio Batista.

Alguns vereadores presentes ao encontro desta segunda-feira (21) questionaram as medidas que devem ser adotadas durante a solenidade. Segundo eles, não fazia sentido juntar todos os parlamentares na reunião de preparação no Plenário Fausto Arruda, e no dia 1º de janeiro cada um ter que manter o distanciamento.

“Quer dizer que para hoje não há coronavírus e no dia 1º de janeiro haverá?”, questionou Ronaldo Martins (Repu), vereador eleito com a maior votação no pleito deste ano. Outros parlamentares também estranharam a mudança, que atende a decreto do Governo do Estado que proíbe este tipo de evento público.

No dia da posse, o vereador poderá ter até três acompanhantes em seu gabinete. Todos, incluindo o parlamentar, receberão pulseiras para acessar as dependências da Casa. De acordo com a assessoria da Câmara Municipal, a solenidade não estará aberta para presença da imprensa.

Mesa

Somente o vereador terá acesso ao Plenário Fausto Arruda. O irmão do prefeito Sarto, o vereador Elpídio Nogueira (PDT), presidirá a solenidade de posse e escolherá dois vereadores de partidos diferentes para compor a mesa. Após o juramento, o presidente da sessão fará chamada em ordem alfabética e em grupos de cinco, para se dirigirem ao plenário para assinatura do termo.

Depois deste momento, os parlamentares retornam para seus gabinetes para participar, de forma virtual, da eleição da Mesa. Em seguida, os membros da nova Mesa serão empossados, tomarão assento no plenário, e darão posse ao prefeito Sarto e ao seu vice, Élcio Batista.

Decreto

“O único objetivo aqui é passar as informações necessárias para que os vereadores possam tomar conhecimento. Muitos novatos foram eleitos e precisavam ser orientados desde a questão da documentação necessária até os protocolos para a posse”, disse o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT).

Segundo ele, a Câmara Municipal está cumprindo o que está contido no decreto do Governo do Estado para evitar as aglomerações. “A diplomação foi 100% virtual e nós entendemos que podemos fazer de forma híbrida. No dia 1º de janeiro teremos uma boa posse e em seguida um bom mandato para apresentar a todo o povo de Fortaleza”, explicou.