O plenário realizou um minuto de silêncio em respeito às vítimas do coronavírus. Foto: Reprodução/Youtube.

O crescimento dos casos de pessoas infectadas e mortas por Covid-19 no Ceará tem chamado a atenção de vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza. Durante sessão ordinária, nesta terça-feira (15), parlamentares criticaram as constantes aglomerações realizadas em diversos pontos do Estado e solicitaram à população que se conscientize que o momento ainda é de pandemia.

Eles também alertaram os órgãos de fiscalização da cidade para que acompanhem mais de perto algumas localidades de Fortaleza consideradas pontos de aglomeração de pessoas. O líder do Governo na Casa, o vereador Esio Feitosa (PSB), prestou solidariedade a pessoas que perderam familiares nos últimos dias, vítimas do novo coronavírus.

“Aqui no Brasil são milhares de pessoas, em nosso Estado, em nossa Capital. Quero prestar minha solidariedade a todos que perderam familiares para este vírus. Este vírus não está controlado, está longe disso e todos nós precisamos ter respeito”, disse ele afirmando que a população tem desrespeitado várias regras sanitárias.

“Parece que somente quando alguém de sua família é atingida que as pessoas pensam no respeito a essas regras. O apelo que eu faço é que respeitem, compreendam que não podemos brincar com a seriedade desta doença. Mesmo aqueles que se recuperam, enfrentam muitas sequelas. Todas as medidas duras que estão sendo tomadas vêm no sentido de preservar vidas, que é o bem mais importante que temos”, alertou.

Logo no início da sessão, o vereador Adail Júnior (PDT), que presidia os trabalhos no Plenário Fausto Arruda, solicitou que os assessores parlamentares buscassem resolver as pendências em seus gabinetes, visando respeitar o decreto do Governo Estadual. Ele lamentou, inclusive, o falecimento de uma servidora da Casa, também acometida pela Covid-19.

Benigno Júnior (PSD) também lamentou mortes recentes de figuras como do ex-presidente da AMC, Vitor Ciasca, e do jornalista Hélio Rocha Lima. Segundo ele, o presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, e o ex-vereador Francisco Caminha (PSDB), também estão internados por conta da Covid.

“São pessoas próximas à gente que estão passando por este momento difícil. Muitas pessoas não querem respeitar e ignoram a realidade. A gente pede compreensão por parte das pessoas, o vírus está circulando. Eu fico lamentando, às vezes, os excessos e os exageros”, disse.

Fiscalização

O parlamentar afirmou que esteve, no último domingo (13), por volta das 20 horas, próximo a um bar no bairro Meireles, onde constatou a presença de mais de 500 pessoas se aglomerando no local, todas sem máscara. “A gente pede fiscalização nesse local. As pessoas ficam se aglomerando e tem comércio fechando mais cedo porque não tem condição de organizar o espaço. Fica o recado para os órgãos de controle”.

Casimiro Neto (MDB) também lamentou as mortes ocorridas nos últimos dias. Ele, assim como os demais colegas, pediu maior atenção por parte das pessoas e das autoridades para os casos de coronavírus no Estado. O parlamentar registrou o falecimento no último domingo (13) do jornalista Hélio Rocha Lima. “Foi um competente profissional, também secretário de Comunicação na gestão do prefeito Juraci Magalhães. Foi dirigente e goleiro de futebol”.