Sarto e Antônio Henrique estão conversando sobre os nomes que irão ser chamados para ser secretários e o novo líder do Governo na Casa. Foto: Reprodução/Instagram.

A escolha dos nomes que irão compor a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza passa, necessariamente, por um diálogo com o prefeito eleito, Sarto (PDT). O atual presidente da Casa, o vereador Antônio Henrique (PDT), tem se dedicado ao trabalho de construir uma chapa de consenso entre todos os parlamentares que foram eleitos para a próxima Legislatura.

A única certeza de que a maioria dos vereadores tem, atualmente, é que Antônio Henrique deve se manter na função de presidente do Legislativo da Capital cearense. Segundo alguns parlamentares ouvidos pelo Blog do Edison Silva também dão como certa uma eventual permanência de Adail Júnior (PDT) na vice-presidência.

Adail, porém, afirma apenas que vai ajudar a gestão, independente, de que função receba para a próxima Legislatura. Além de vice-presidente da Mesa Diretora, o pedetista também tem atuado nos últimos quatro anos como uma espécie de líder do Governo Roberto Cláudio, sempre partindo em defesa da gestão quando dos embates com a bancada de oposição.

De acordo com alguns vereadores, até o início da próxima semana é provável que Antônio Henrique já tenha construído uma chapa de consenso. Ele deve conversar até o fim desta semana com vereadores que foram eleitos pela coligação que apoiou Capitão Wagner (PROS) nas eleições municipais deste ano.

Segundo os membros da bancada oposicionista, o interesse do grupo é em ter um espaço na Mesa Diretora, seja na primeira vice-presidência ou segunda vice-presidência, o que é mais provável de ser destinado a eles. Parlamentares governistas também são favoráveis à participação do PROS, partido de Wagner, na composição do colegiado.

Chapa

O vereador Julierme Sena (PROS) é o nome que deve ser escolhido pelo partido e bancado para compor a Mesa Diretora. Segundo ele, caso não haja consenso sobre o espaço, a oposição poderá apresentar uma chapa concorrente. Os oposicionistas, porém, não têm número suficiente de membros para uma eventual disputa. Integrantes do próprio grupo já disseram que votarão no nome de Antônio Henrique.

A escolha dos membros da Mesa passa por um diálogo com o prefeito eleito Sarto, visto que também está em discussão a possibilidade de ida de parlamentares para a nova gestão, bem como a escolha do líder do Governo na Casa. Somente após essa definição, nos bastidores, o vereador Antônio Henrique ficará mais à vontade para dialogar com aqueles que estarão aptos para assumir uma vaga no colegiado.