Rodrigo Maia quer garantir a participação das mulheres nos parlamentos. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que vai colocar em votação na próxima quarta-feira (16) a proposta que institui uma cota para mulheres nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados (PEC 134/2015).

“Vamos votar a PEC para garantir a participação das mulheres em todas as câmaras, em todas as assembleias, aumentando a participação feminina no Parlamento”, disse.

O anúncio foi feito durante a sessão que analisa as propostas prioritárias da bancada feminina para marcar os 21 dias de ativismo contra a violência. Maia declarou ainda ser favorável a eleição de uma mulher para o comando da Câmara dos Deputados.

“É muito importante ver uma mulher presidindo com toda competência. O Brasil merece que as mulheres possam sentar nessa cadeira”, disse Maia, referindo-se à deputada Soraya Santos, que é 1º Secretária e comandou os trabalhos nesta sessão.

Dias de Ativismo

Nesta quinta-feira (10), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nove propostas escolhidas pela bancada feminina para marcar os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Entre outras matérias, foram aprovadas a criminalização das violências política e institucional contra mulheres; a determinação de políticas integradas de combate à violência; e homenagens a grandes figuras femininas nos espaços da Câmara dos Deputados.

As votações foram celebradas pelas parlamentares, que ressaltaram o fortalecimento da bancada feminina nesta legislatura. Na presidência dos trabalhos, a 1ª secretária da Câmara, Soraya Santos (PL-RJ), destacou a atuação em defesa da mulher e dos direitos humanos.

“Nós, mulheres e homens deste Parlamento, fazemos uma sessão que chama a atenção do País aos direitos humanos. O que está previsto no art. 5º da Constituição é que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres”, disse.

Líder da bancada feminina, a deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) chamou atenção para a importância de todos os eventos realizados pela Casa no combate à violência contra a mulher. “O Congresso Nacional e, de maneira particular, a Câmara dos Deputados, têm enfrentado isso de maneira séria para aprimorar a legislação brasileira e assegurar a proteção das mulheres”, afirmou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.