Em encontro recente na Câmara Municipal, Alberto demonstrou proximidade com governistas. Foto: Miguel Martins.

Inspetor Alberto, do PROS, já mostrou a que veio, no primeiro encontro que teve com seus pares, quando das orientações para o dia da posse. Na reunião, apesar do tom mais ameno, sem as agressividades características de suas atuações nas redes sociais, o vereador eleito apareceu na Câmara Municipal vestido com uma camisa do presidente Jair Bolsonaro, de quem é admirador.

Inspetor Alberto faz parte de um grupo de novos parlamentares que tem nas pautas de comportamento sua principal bandeira. Bolsonarista convicto, o parlamentar afirmou ao Blog do Edison Silva que será defensor das pautas armamentistas, contra a “ideologia de gênero” e a chamada “escola sem partido”. Conceitos esses cunhados nos últimos anos, principalmente, por políticos alinhados com as causas do presidente da República.

Em conversa com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), que tenta reeleição, ficou acertado que Alberto deve ser o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar queria, claro, a presidência, mas ficou contente em poder ter uma função de destaque no colegiado.

Apesar do estilo agressivo nas redes sociais, Alberto afirmou que aprendeu muito sobre o fazer político durante os dois anos que passou na Assembleia Legislativa, assessorando o deputado estadual André Fernandes (Repu), outro bolsonarista fiel, e padrinho político do vereador eleito.

Ao Blog do Edison Silva, o parlamentar afirmou que será oposição às ideias do prefeito Sarto e não à figura do gestor. “O que eu achar que está errado, vou tentar fazer com que não passe. Eu sou armamentistas, não sou de acordo com a ‘ideologia de gênero” e a favor do ‘escola sem partido’. Criança já tem muita matéria para aprender e ainda vão colocar política na cabeça dela? Quando chegar no tempo certo, tudo bem”.

Segundo ele, sua atuação na Casa consistirá também em apontar erros da gestão, principalmente, no que diz respeito aos gastos desnecessários com o dinheiro público. De acordo com o vereador eleito existem obras inacabadas em Fortaleza que não seriam prioridade para a população.

Na entrevista ao Blog do Edison Silva, Alberto afirmou que a gestão de Sarto não será diferente do que foi feito por Roberto Cláudio, e defendeu maior independência do gestor público. Segundo ele, o prefeito precisa ter independência para tocar o Governo, o que em sua avaliação não deverá acontecer.

Inspetor Alberto, porém, quer evitar desgastes com seus pares na Casa, especialmente com os potenciais membros da Mesa Diretora. Segundo ele, o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), que busca reeleição, demonstrou ser “uma pessoa excelente para o diálogo. Fez reunião com a gente, ouviu nossos pedidos. Foi tudo como eu esperava, sem radicalizações”.