Deputada Fernanda Pessoa reclamou espaço para a oposição. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

Deputados de oposição na Assembleia Legislativa tentaram, na tarde desta segunda-feira (07), uma vaga na composição na nova Mesa Diretora da Casa, que será eleita nesta terça-feira (08). Segundo a deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), o grupo governista não aceitou a formação do bloco para compor a Mesa, que deve respeitar a proporcionalidade dos partidos de acordo com a representatividade na Casa.

“Há vários partidos com dois deputados, mas não aceitaram a formação do nosso bloco. É lamentável, pois até na Câmara Federal há espaço para a minoria. Isso aqui virou mais uma secretaria do Governo do Estado”, lamentou Fernanda ao Blog do Edison Silva. Fernanda afirma que o grupo conseguiu sete assinaturas de parlamentares.

Sem tempo hábil

Segundo o Diretor do Departamento Legislativo da Assembleia, Carlos Alberto Aragão de Oliveira, um grupo de parlamentares protocolou às 15h26 desta segunda-feira (07) um pedido de formação de bloco. No entanto, afirma ele, não houve tempo hábil para esta formação, visto que não haveria mais tempo de o bloco ser publicado no Diário Oficial, já que a chapa já está montada.

Carlos Alberto informou que o protocolo apresentado contava com o nome de oito deputados, mas não continha a assinatura de Dra. Silvana (PL) e havia uma assinatura por procuração no lugar do deputado Nelinho (PSDB), o que não é válido para este tipo de ação.

Os demais deputados que assinaram o protocolo foram:

– Fernanda Pessoa (PSDB);
– Vitor Valim (PROS);
– Soldado Noelio (PROS);
– David Durand (REP);
– André Fernandes (REP);
– Delegado Cavalcante (PSL).

Nos bastidores da Assembleia, deputados da base do governo afirmavam que essa tentativa da oposição visava apenas conturbar o ambiente.